Reitor da Univates é reeleito presidente do Comung

Postado em 11/10/2012 20h29min

Por Elise Bozzetto

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - Comung realizou eleição para sua presidência na última terça-feira, dia 9 de outubro. Foi reeleita para a Gestão 2013 a atual diretoria: Ney José Lazzari, reitor da Univates, como presidente; Ramon Fernando da Cunha, reitor da Feevale, como primeiro vice-presidente e Padre Marcelo Fernandes de Aquino, reitor da Unisinos, como segundo vice-presidente.

Lazzari é presidente do Comung desde 2008, sendo reeleito pela quarta vez este ano. É formado em Ciências Econômicas, mestre em Gestão Universitária, reitor do Centro Universitário UNIVATES desde 1999, reeleito em 2000, 2004 e 2008. Atua como vice-presidente da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (FUVATES), mantenedora do Centro Universitário UNIVATES (Lajeado - RS). Exerce também a presidência do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) e é membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS).

Além da eleição, o encontro tratou de assuntos como o Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies), proposta de Fórum do Comung e Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas). Além disso, também está sendo tratado o Projeto de Lei nº 4.372 , que está em tramitação e propõe a criação de uma Autarquia Federal – o Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (Insaes), que terá como função regulação, supervisão e avaliação da educação superior.

Integram o Consórcio a Feevale, IPA, PUCRS, UCPel, UCS, Unicruz, Unifra, Unijuí, Unisc, Unisinos, Unilasalle, Univates, UPF, Urcamp e URI. Hoje 70% dos alunos universitários do Rio Grande do Sul estudam em instituições comunitárias. As 15 universidades integrantes do COMUNG somam 825 cursos de graduação, 103 cursos de mestrado e 44 de doutorado, e nove mil professores, entre eles 2.477 doutores.

Texto: Elise Bozzetto

Ney Lazzari é reeleito presidente do Comung