Polícia Civil de Lajeado e alunos da Univates se unem para uma iniciativa inédita no Estado

Postado em 12/09/2012 13h45min

Por -

Uma iniciativa inédita no Estado quer ampliar a presença da Polícia Civil na mídia e melhorar a imagem do órgão perante a sociedade. A ação reúne a 19ª Delegacia Regional de Polícia e a Univates por meio de alunos da cadeira de Estágio Supervisionado II, do curso de Comunicação Social.

Desenvolvido em sala de aula, o projeto é levado à prática por meio de diversas ações - ou de um “mix de comunicação”, como define o professor Micael Vier Behs. “Esse mix informará, por meio de uma infinidade de recursos, a mensagem que o projeto quer passar para o consumidor final. Utilizaremos desde release (textos) até clipagens, mapeamento de divulgação, organização de eventos, ações nas redes sociais, propostas de outdoors e até mesmo jornais impressos”, detalha o professor.

Profissionais das três habilitações do curso (Relações Públicas, Publicidade e Jornalismo) serão reunidos e atuarão de forma integrada a fim de transmitir à comunidade os resultados finais da iniciativa.

Segundo Behs, o projeto será gestado ao longo do semestre. No final das aulas, em dezembro, a Polícia Civil terá, como diz o professor, “um legado, uma herança”.

Ações não divulgadas

A proposta para o projeto foi apresentada pela titular da 19ª DP Regional, Elisabete Barreto Müller, que também é professora na Univates. Ela lembra que uma das metas da delegacia é a aproximação com a comunidade. “No momento em que a sociedade conhecer melhor nosso trabalho e nossas atribuições, poderá contribuir com a segurança pública. Para isso, contamos com os alunos, que darão visibilidade ao nosso serviço”, observa.

Para Elisabete, a Polícia Civil só é conhecida por intermédio do noticiário na imprensa. “Temos muitas ações que não viram notícia, como palestras em colégios e municípios, por exemplo. Com essa parceria planejamos melhorar a comunicação com os públicos interno e externo.”

Para o chefe do Departamento de Polícia do Interior (DPI), delegado Mário Wagner, a iniciativa da 19ª RP e da Univates é muito positiva: “Na verdade, é louvável pelos dois lados. É uma novidade no Rio Grande do Sul. A Polícia Civil tem parcerias com outras universidades, mas em questões assistenciais. Esse trabalho na área da comunicação é inédito”, observa.

Para Wagner, todos os serviços públicos precisam melhorar sua imagem perante a sociedade, em especial a Polícia Civil. “A sociedade confunde muito as polícias, a Susepe, a Brigada Militar. Mistura os conceitos e atribuições. Isso deveria ser mais bem definido, e a imprensa tem essa incumbência de atribuir méritos e deméritos a quem é de direito”, analisa o delegado, que revela que a chefia de Polícia do Estado tem consciência dessa ação iniciada em Lajeado. “Há a possibilidade de estendermos isso a todo o Estado”, afirma.

Fonte: Jornal O Informativo do Vale / Repórter: Emilio Rotta

Alunos de Estágio Supervisionado II do curso de Comunicação Social apresentam aos delegados o fôlder da Polícia Civil

Ana Paula Vieira Labres

Delegado Juliano Stobbe relata sobre a importância da Polícia Civil para a comunidade