Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Semana de Negócios Peiex/Univates tem início com palestra do coordenador nacional do Peiex

Postado em 03/09/2012 21h47min

Por Tuane Eggers

Teve início nesta segunda-feira, dia 3, a III Semana de Negócios do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex) da Univates. O evento é gratuito e prossegue até a próxima quinta-feira, dia 6, com o objetivo de desenvolver o espírito empreendedor pela oportunidade de realização de negócios.

No início da programação, foi realizada uma palestra sobre a importância dos projetos de apoio às exportações, que contou com a participação de representantes das empresas Purplex Indústria de Acessórios para Pintura, Bertolini Indústria Química e Indústria de Esquadrias Zagonel. Em seguida, o coordenador nacional do Peiex, Tiago Terra, falou sobre a Apex-Brasil e os desafios às exportações brasileiras, mediado pelo professor doutor Marcelo André Machado.

Terra abordou a competitividade empresarial, ressaltando que ser competitivo é ser bom no que se faz. Segundo ele, a competitividade pode ser descrita por 12 pilares, entre eles: instituições, infraestrutura, estabilidade macroeconômica, saúde e educação primária, tamanho do mercado e inovação, entre outros. “Temos um sério problema que é o Custo Brasil, uma dívida causada por um passado ineficiente”, explicou Terra, lembrando que o Brasil possui muitos problemas na logística, por exemplo. “Porém, o governo tem um programa chamado Plano Brasil Maior, que visa a diminuir esses problemas e chegar a esse nível de competitividade ideal”, ressaltou.

A programação da Semana de Negócios do Peiex prossegue com palestras ligadas à promoção e ao desenvolvimento de competência voltadas à comercialização do mercado exterior. Podem participar alunos, professores e comunidade em geral. Alunos podem efetuar inscrições pelo site www.univates.br/eventos. Já a comunidade pode inscrever-se pelo e-mail peiex@univates.br. Mais informações pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5800.

Confira a programação:

 

Data: 4 de setembro

19h30min – Palestra: Os principais desafios nas exportações de alimentos. Palestrantes: Dirceu Bayer – Presidente da Cooperativa Languiru; Márcia Daltoé – Supervisora de Exportação da Cooperativa Cosuel. Mediador: Professor Lucildo Ahlert

Data: 5 de setembro

19h30min – Palestra: Processo de Internacionalização das Empresas Randon. Palestrante: Gestor das Empresas Randon. Mediador: Professor Marcos Turatti

Data: 6 de setembro

19h30min – Palestra: Estratégias da Venax no Mercado Internacional de Linha Branca. Palestrante: Walter Bergamaschi Junior. Mediadora: Professora Júlia Elisabete Barden


Texto: Tuane Eggers

Tuane Eggers

Coordenador nacional do Peiex, Tiago Terra, falou sobre desafios às exportações brasileiras

Tuane Eggers

Coordenador nacional do Peiex, Tiago Terra, falou sobre desafios às exportações brasileiras

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas