Aluna de Farmácia é contemplada com bolsa de estudos na Espanha

Postado em 03/09/2012 16h17min

Por Ana Paula Vieira Labres

Entre os alunos de todo o país contemplados com intercâmbio por meio do programa Ciência sem Fronteiras, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), está a aluna do 9º semestre do curso de Farmácia da Univates, a lajeadense Bruna Wissmann Monteiro, de 23 anos.

Bruna receberá bolsa de estudo integral do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e permanecerá durante um ano estudando na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, por meio de um projeto de pesquisa que envolve atividades para analisar a qualidade do leite e a alimentação animal.

A aluna embarca nesta terça-feira, dia 4, e pretende aproveitar ao máximo a oportunidade. “Ainda não sei como será minha rotina, mas pretendo cursar seis disciplinas de Farmácia, participar de palestras e me dedicar muito ao projeto”, afirma.

Para Bruna,é uma grande oportunidade de ampliar conhecimentos na área da pesquisa e língua estrangeira, além da preparação para o mercado de trabalho. “A Univates foi essencial para que eu conquistasse essa oportunidade, uma vez que não são todas as universidades que conseguem esse tipo de bolsa. Os professores me incentivaram muito a participar. Poderei ampliar minhas experiências, tanto teóricas como práticas, além de obter novas possibilidades, trocar informações e conhecer novas culturas”, ressalta a aluna.

Pontapé inicial para o intercâmbio

A oportunidade recebida por Bruna Wissmann Monteiro foi concretizada após um período intenso de aprendizagem. Ela atuou durante dois anos no projeto "Otimização do processo produtivo e da qualidade dos produtos lácteos elaborados no Vale do Taquari", coordenado pela professora Claucia Fernanda Volken de Souza. A aluna iniciou suas atividades como voluntária e, após, integrou o quadro de bolsistas do grupo de pesquisa. “Com a participação no projeto, desenvolveu habilidades de laboratório, interesse pela pesquisa, além do comprometimento com o planejamento e organização do grupo de bolsistas. Essa oportunidade representa maior visibilidade e contribui para o processo de internacionalização da Instituição”, destaca a professora.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Tuane Eggers

Aluna da Univates, Bruna Wissmann Monteiro, estudará na Espanha pelo Programa Ciência sem Fronteiras

Ana Paula Vieira Labres