Univates autorizada a oferecer ensino a distância

Postado em 31/08/2012 14h10min

Por Tamara Bischoff

A Univates recebeu, neste mês, professores do Ministério da Educação (MEC) para processo de avaliação in loco para fins de autorização do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – modalidade Ensino a Distância (EAD). Foram avaliados o corpo docente, as instalações e a organização didático-pedagógica. E o resultado não poderia ser melhor: mais um conceito 5, que é a nota máxima na escala do MEC.

Segundo o coordenador do curso, professor Alexandre Wolf, esta é mais uma conquista da Univates, resultado de um trabalho sério que a Instituição vem promovendo e aprimorando durante anos. “O Curso alcançou nota 5 na avaliação por vários motivos, dentre eles, a excelente articulação entre os setores, equipe altamente qualificada do Núcleo de Educação a Distância e o envolvimento dos professores e tutores que atuarão no curso”, ressalta.

“A Univates está feliz com mais um curso autorizado, e desta vez na modalidade a distância, modalidade esta que durante os últimos anos tem crescido e representa uma importante ferramenta para a melhoria da qualidade de ensino”, afirma o pró-reitor de Ensino e vice-reitor da Univates, Carlos Cândido da Silva Cyrne.

Nos primeiros anos, segundo Cyrne, a modalidade foi utilizada para que algumas universidades pudessem aumentar o número de alunos e também ocorreram algumas distorções, com instituições ofertando cursos de baixa qualidade. Com o passar do tempo, o MEC identificou estas distorções e passou a atuar, inclusive com a suspensão da oferta de cursos por parte das universidades que não atendiam aos requisitos mínimos de qualidade.

Ainda, segundo o pró-reitor, os critérios para a autorização de novos cursos tornaram-se muito mais exigentes e é neste contexto que a Univates está trabalhando para alcançar o seu credenciamento (assim que a portaria for emitida) para a oferta do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Software. “A Univates acredita que a modalidade a distância é mais uma possibilidade de modificar o ensino presencial inserindo com mais intensidade a tecnologia da informação no dia a dia da sala de aula”, ressalta.

Interessados em saber mais sobre o novo curso podem enviar e-mail para nead@univates.br.

Texto: Tamara Bischoff

Nota máxima foi obtida pela avaliação do corpo docente, das instalações e da organização didático-pedagógica do curso

Tuane Eggers