Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Equipe de ginástica da Univates está entre as melhores do Brasil

Postado em 12/07/2012 16h10min

Por Ana Paula Vieira Labres

No último fim de semana, ocorreu em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, o Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim por Idades. Na competição, a Univates esteve representada pela sua equipe, composta por João Vitor Arenhart, Victhor Hugo Corrêa, Pâmela Regina Lima dos Santos, Isadora Uhry, Gabriele Luiza Berté, Mariana Ritter Dalla Lasta, Amanda Luisa Henckes e Laura Scapini Weiand.

Antes de embarcar para o Rio, o coordenador de ginástica da Univates, professor Marcos Minoru Otsuka, salientou que o objetivo do grupo era a classificação entre os times finalistas. No entanto, os atletas conseguiram ir além: classificaram-se para a final em cinco provas e conquistaram diversos títulos: campeão brasileiro na modalidade Trampolim Sincronizado, categoria infanto-juvenil, com João Vitor Arenhart e Victhor Hugo Corrêa; 3º lugar no Tumbling categoria infantil com João Vitor Arenhart; 3º lugar por equipe na categoria infantil feminino no aparelho duplo Minitrampolim, com Pâmela Regina Lima dos Santos, Isadora Uhry e Gabriele Luiza Berté; vice-campeão no Trampolim Sincronizado juvenil feminino, com Laura Scapini Weiand e Mariana Ritter Dalla Lasta, e vice-campeão no Trampolim Sincronizado infanto-juvenil, com Amanda Luisa Henckes e Gabriele Luiza Berté.

O ginasta Victhor Hugo Corrêa, de 13 anos, participou pela primeira vez de uma competição nacional. “Estou muito feliz com o título. Ostentar a medalha de campeão brasileiro infantil no primeiro campeonato que disputei é uma sensação muito boa”, afirma. O colega João Vitor Arenhart, de 12 anos complementa. “O título é resultado de muitos treinos”. Os atletas treinam 13 horas por semana.

Já o treinador Otsuka explica que os resultados superaram a expectativa. “Mesmo nossa estrutura sendo invejável por muitos clubes, a ginástica ainda é pouco apreciada pela comunidade regional, ao contrário de outros clubes, que não têm estrutura, mas contam com campeões nacionais. As crianças crescem se espelhando nos campeões, por isso, a chance de também chegarem ao topo é maior”, comenta. Ele ainda ressalta que, para ensinar saltos difíceis, é preciso utilizar vídeos e contar com a dedicação das crianças. “Dedicação, responsabilidade e disciplina eles têm de sobra, porque a ginástica, assim como outros esportes, auxilia na formação dessas crianças”, conclui.

Mais de 260 atletas de todo país participaram do Campeonato Brasileiro de Ginástica, divididos nas categorias pré-infantil, infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulta. Entre eles, estavam competidores de equipes renomadas no esporte, como dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiânia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Segundo Otsuka, comparado a outros clubes com mais de 20 anos de tradição, a equipe da Univates ainda é nova. “Estamos completando cinco anos de ginástica, e esse é o tempo que os atletas levam para se formar e iniciar a participação em campeonatos nacionais”, explica.

 

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Equipe de ginástica da Univates esbanja alegria ao mostrar as medalhas conquistadas no Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim por Idades

Ana Paula Vieira Labres

Ana Paula Vieira Labres

Ana Paula Vieira Labres

Divulgação

A dupla João Vitor Arenhart e Victhor Hugo Corrêa são os melhores do país na categoria modalidade Trampolim Sincronizado, categoria infanto-juvenil

Ana Paula Vieira Labres

Ana Paula Vieira Labres

Ana Paula Vieira Labres

Ana Paula Vieira Labres

Notícias Relacionadas