Univates completa mais um semestre de atividades para a Terceira Idade

Postado em 10/07/2012 16h32min

Por Tuane Eggers

A Univates realizou, na tarde desta terça-feira, dia 10, o encerramento de mais um semestre de atividades do Projeto de Extensão para a Terceira Idade (Peti). A integração contou com cerca de 70 pessoas e diversas ações, como palestra, apresentação de trabalhos confeccionados pelos alunos de Informática, prática de dança, entrega de certificados, sorteio de brindes e coquetel.

Durante o semestre, os participantes do projeto frequentaram aulas de informática, hidroginástica, musculação e alongamento. A partir do próximo mês, a dança também estará entre as opções. “Entre os objetivos do projeto estão a busca da qualidade de vida e da autonomia no processo de envelhecimento, além de manter os idosos ativos e incluídos na sociedade”, explicou a coordenadora, Alessandra Brod.

Após a palestra ministrada por Alessandra, que discutiu aspectos de maturidade e do processo de envelhecimento, foram propostas sugestões de troca do nome do projeto. Mesmo assim, a maioria dos participantes sugeriu mantê-lo como está – Projeto de Extensão para a Terceira Idade. “Não é feio envelhecer, é uma das coisas mais lindas que existem”, comentou uma participante. “Eu não sou velho, eu sou jovem há mais tempo”, brincou outro.

Para Alessandra, a abertura da Univates para essa faixa etária faz os alunos sentirem-se importantes. “Eles sentem-se valorizados pela oportunidade de estarem aprendendo aqui dentro; além de verem que não é um lugar somente para jovens. Eles são atendidos por pessoas atenciosas e possuem esses espaços destinados a eles”, comentou.

Neste semestre, cerca de 320 pessoas foram atendidas pelo projeto, que pretende ser uma referência na área do envelhecimento na Univates e na região do Vale do Taquari. Mais informações podem ser obtidas no site www.univates.br/servicos/terceira-idade.

Texto: Tuane Eggers