Fim de semestre na Univates: o início e o término de uma importante etapa

Postado em 10/07/2012 15h51min

Por Ana Paula Vieira Labres

Com o fim de mais um semestre, a movimentação do câmpus da Univates vai diminuindo aos poucos. Os corredores esvaziam-se e o silêncio começa a tomar conta dos ambientes. O Centro de Convivência, no Prédio 9, que é um dos pontos mais movimentados e local de encontro de alunos e visitantes, também já sente falta do público, responsável por deixá-lo ainda mais animado, principalmente na hora do intervalo.

Enquanto o câmpus fica vazio neste período e prepara-se para receber os alunos no fim do mês de julho, para cerca de 240 acadêmicos o período significa também o término de mais uma etapa da vida: a conclusão do Ensino Superior. Depois de viverem a adrenalina de elaborar e apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso, muitos deles preparam-se para a tão sonhada cerimônia de entrega do diploma. Do total de formandos, 73 participarão da Formatura Coletiva Especial e 169 da Formatura Solene.

A acadêmica do Curso de Letras Cleusa Giongo, 24 anos, de Pouso Novo, está entre os formandos do semestre. Para ela, que já atua na área como professora de Língua Portuguesa em seu município, a graduação auxiliou na ampliação e aquisição de conhecimentos. “O Ensino Superior abre visões. Ficamos mais ligados aos acontecimentos diários, além de nos tornarmos cidadãos mais conscientes e interessados pela sociedade. Aprendi que o trabalho em equipe é importante e que com ele conseguimos ir muito além do esperado”, destaca.

Assim como ocorre com muitos alunos, Cleusa optou por abdicar de finais de semana, viagens e passeios em detrimento do estudo. “Mas tudo valeu a pena. Sinto-me preparada para a docência, embora saiba que preciso buscar conhecimento incessantemente para ser uma profissional cada vez melhor. Agora, pretendo descansar um pouco e a partir do próximo ano, começar minha pós-graduação”, acrescenta.

Outro aluno que está na lista de diplomados pela Univates é José Fernando Eckert, 27 anos, de Cruzeiro do Sul, que se formará em Engenharia da Computação. Depois de alguns anos dedicados aos estudos, o acadêmico destaca que o aprendizado possibilitou muitas oportunidades profissionais. “Daqui pra frente, pretendo continuar crescendo profissionalmente, exercer as diversas atribuições de engenheiro da computação e continuar estudando”, observa.

Para a formanda em Jornalismo Josiane Martini, 24 anos, de Lajeado, é difícil enumerar os aprendizados conquistados durante os seis anos dedicados à graduação. “Com certeza, eu seria uma pessoa diferente se não tivesse feito faculdade. Tornei-me mais responsável e focada nas minhas escolhas. Acredito que estudar é fundamental para o crescimento de qualquer pessoa”, enfatiza ela. A futura jornalista, que trabalha no Departamento de Jornalismo da Rádio Independente AM, deseja continuar envolvida com projetos de comunicação, aprender coisas novas e seguir crescendo profissional e pessoalmente.

O acadêmico Marcelo Pedretti, 35 anos, de Muçum, está entre os formandos do Curso de Administração de Empresas. Para ele, nunca é tarde para estudar. “Educação é cultura. Estudar é um processo contínuo, não podemos nos acomodar e precisamos ter persistência. Nunca desistir dos nossos sonhos.”

O fato de ingressar no Ensino Superior fez com que Pedretti criasse novos hábitos. “A vida muda. Aprendi a controlar melhor o tempo e a organizar as tarefas profissionais, sem esquecer da vida pessoal. Mas tudo isso valeu muito a pena, principalmente pelo fato de estudar na minha idade. Tive a oportunidade de aliar a experiência da prática com a literatura”, destaca o formando.

As aulas na Univates reiniciam no dia 26 de julho e, novamente, o câmpus receberá alunos calouros e veteranos: todos com vontade de adquirir conhecimento, fazer novas amizades, rever as antigas e, acima de tudo, investir no seu futuro.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Centro de Convivência, no Prédio 9, é um dos pontos mais movimentados na Univates

Tuane Eggers

Acadêmica do Curso de Letras Cleusa Giongo, de Pouso Novo