Incubadora Tecnológica da Univates aprova inclusão de mais cinco incubadas

Postado em 11/06/2012 17h19min

Por Ana Paula Vieira Labres

A Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates), por meio do seu comitê diretor, aprovou, no último mês, a incubação de cinco novas empresas: Customers Consultoria Empresarial, Kdoze, SIS, Terpermix e TG Engenharia Empresarial. As novas empresas serão apresentadas em reunião, que ocorrerá no dia 15 de junho, na Inovates, e iniciarão suas atividades nos próximos dias.

“A entrada das cinco novas empresas mostra o potencial empreendedor do Vale do Taquari e reafirma a importância da Inovates para o desenvolvimento de projetos inovadores”, destaca o coordenador da Incubadora, Rogério Kober.

O período de incubação das empresas é de três anos, podendo ser prorrogado por mais um ano. Neste período, elas recebem uma série de benefícios, como espaço físico, assessoria para a gestão técnica e empresarial, acesso a mecanismos de financiamento, redução de custos e riscos do processo de inovação, entre outros.

Segundo Kober, o diferencial das empresas incubadas em relação às demais é que recebem atendimento personalizado. “Desde a metade do ano passado, incorporamos a presença da professora doutora Simone Stülp para auxiliar nos projetos de pesquisa de desenvolvimento. Isso é importante para as incubadas, pois são muitas as empresas que não têm esse acompanhamento”, destaca.

Além das empresas citadas, também estão incubadas Alvap, DosaCon, Parisotto Economizadores de Energia, Retta Tecnologia da Informação, EBH Engenharia, Flycam, Studioa e WO Design. Outras oito empresas já foram graduadas: Agora TV, Coapex, Sol7, STW Automação, CMA, Paralelo Produtora, Visãoi e Carmelito Alimentos.

Kober enfatiza que a construção do atual prédio da Inovates, que teve o apoio da Univates, do senador Paulo Paim e da Prefeitura Municipal de Lajeado, foram importantes para a Incubadora estar mais perto dos alunos e professores. “Estamos mais próximos de pessoas que têm interesse em empreender”, reforça.

A Inovates está localizada no Prédio 6 e mais detalhes podem ser obtidos no site www.univates.br/inovates, pelo telefone (51) 3714-7017 ou ainda pelo e-mail inovates@univates.br.

Conheça mais sobre as novas incubadas:

Customers Consultoria Empresarial: atua em auditoria oculta para identificar o nível de atendimento no momento da compra no varejo, comparando um empreendimento com os seus concorrentes e gerando ações para melhoria contínua;

Kdoze: produz a Ecoplaca, que é uma placa de sinalização Ecológica, que utiliza resíduos sólidos de plásticos descartados. É o lixo transformado em matéria-prima na fabricação de placas que podem ser utilizadas na sinalização de vias e estradas.

SIS (Soluções, Inovações, Serviços): é um projeto que tem a inovação no processo de instalação e manutenção de aparelhos de ar condicionado split, sendo mais seguro e eficiente;

Tempermix: tem um novo conceito em temperos, mais sabor e menos sal (acompanha tendências de alimentos mais saudáveis);

TG Engenharia Empresarial: é um projeto para o desenvolvimento de gabaritos que são utilizados nos sistemas produtivo, soluções por meio de avaliação da malha operacional e desenvolvimento de projetos de gabaritagem do sistema produtivo.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Mais cinco empresas foram incubadas pela Inovates

Tuane Eggers