Aluna da Univates é selecionada para intercâmbio na Espanha

Postado em 08/06/2012 14h53min

Por Tamara Bischoff

A estudante de Engenharia Ambiental da Univates Camila Elis Casaril foi pré-selecionada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para realizar intercâmbio de um ano na Espanha, por meio do Programa Ciência sem Fronteiras. Ela concorreu com nove mil brasileiros, que se inscreveram para as cerca de mil vagas disponíveis.

A próxima etapa da seleção consiste no encaminhamento do histórico acadêmico para as universidade espanholas conveniadas, que farão as seleções finais. Até o fim de junho, Camila terá a resposta e, caso seja aprovada, embarca em setembro para o país europeu.

Mas uma coisa é certa: o destino de Camila, no próximo semestre, é o país europeu. A estudante já estava selecionada pela Univates para um intercâmbio acadêmico na universidade espanhola de Santiago de Compostela. Por isso, quando recebeu a notícia da seleção pela Capes, sua reação foi de surpresa mas também de animação diante da nova possibilidade.

"Um dos méritos do Ciência Sem Fronteiras é direcionar os alunos em trabalhos específicos de suas áreas, ou seja, no caso da Camila, ela não será simplesmente alocada em uma instituição que possua o curso de Engenharia Ambiental, mas sim em uma instituição que tenha a lista de pesquisa escolhida por ela – Resíduos Sólidos, Domésticos e Industriais e Bioenergia – bem desenvolvida", ressalta a coordenadora da Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais da Univates, Viviane Bischoff. Além de cursar disciplinas durante dois semestres, Camila também realizará estágios práticos na sua área no país de destino.

Texto: Tamara Bischoff

Camila Elis Casaril, aluna de Engenharia Ambiental