Realizada primeira audiência para definição de cursos para Escola Técnica Federal

Postado em 06/06/2012 13h14min

Por Tamara Bischoff

A Univates sediou, na noite desta terça-feira, dia 5, a primeira das audiências públicas para tratativas referentes à escolha dos cursos a serem implantados no Campus do IFSul em Lajeado. O evento foi organizado pela Prefeitura de Lajeado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul) e o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat). O próximo encontro, que dará continuidade às discussões, deve ocorrer dentro de alguns dias.

Estiveram presentes ao evento o pró-reitor de Ensino do IFSul, Odeli Zanchet, a representante da Prefeitura de Lajeado, Rose Hemann, a representante do Codevat, Cíntia Agostini, e o vice-reitor da Univates, Carlos Cândido da Silva Cyrne, no ato representando a Reitoria da Instituição.

Em sua fala, Cyrne ressaltou a importância dessa escola pública para a região do Vale do Taquari e destacou que este foi um pleito realizado com o apoio de diversos municípios. “Precisamos pensar sobre a oferta dos cursos para que possamos colocar à disposição cursos que hoje não são oferecidos por instituições da nossa região”, afirmou.

“Estamos aqui após muitas conversas acerca do que nós queremos para a educação do nosso Vale do Taquari”, disse a representante do Codevat, acrescentando que tudo isso começou no Planejamento Estratégico, que colocou o ensino técnico federal como uma das áreas prioritárias.

Para Rose Hemann, falar em educação é fácil, mas planejar é uma oportunidade única, um processo democrático. “Parabéns a todos que estão aqui pensando no desenvolvimento da região. Não vamos desperdiçar essa oportunidade. Vamos definir os eixos e os cursos que queremos”, ressaltou.

Finalizando os pronunciamentos e dando início aos trabalhos da noite, o pró-reitor da IFSul disse que este é um investimento que vai fazer dessa região maior do que ela já é. Ele salientou ainda que o objetivo não é competir com nenhuma instituição de ensino, pelo contrário, é formar parcerias e atuar em conjunto. Conforme Zanchet, a ideia é de que ainda em 2013 ou no máximo em 2014 a escola de Lajeado esteja em pleno funcionamento.

Saiba mais

Ainda não há definição do local onde será construído o câmpus. O governo municipal é o responsável por ceder a área e o federal vai arcar com os demais gastos. O coordenador do campus Lajeado será Luis Afonso da Fonseca.

Os cursos serão gratuitos para a comunidade de toda região, sendo que as vagas serão obtidas por meio de processo seletivo. A expectativa é de que, de início, sejam atendidos 1,2 mil alunos.

Texto: Tamara Bischoff

Audiência ocorreu na Univates