Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Realizada primeira audiência para definição de cursos para Escola Técnica Federal

Postado em 06/06/2012 13h14min

Por Tamara Bischoff

A Univates sediou, na noite desta terça-feira, dia 5, a primeira das audiências públicas para tratativas referentes à escolha dos cursos a serem implantados no Campus do IFSul em Lajeado. O evento foi organizado pela Prefeitura de Lajeado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul) e o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat). O próximo encontro, que dará continuidade às discussões, deve ocorrer dentro de alguns dias.

Estiveram presentes ao evento o pró-reitor de Ensino do IFSul, Odeli Zanchet, a representante da Prefeitura de Lajeado, Rose Hemann, a representante do Codevat, Cíntia Agostini, e o vice-reitor da Univates, Carlos Cândido da Silva Cyrne, no ato representando a Reitoria da Instituição.

Em sua fala, Cyrne ressaltou a importância dessa escola pública para a região do Vale do Taquari e destacou que este foi um pleito realizado com o apoio de diversos municípios. “Precisamos pensar sobre a oferta dos cursos para que possamos colocar à disposição cursos que hoje não são oferecidos por instituições da nossa região”, afirmou.

“Estamos aqui após muitas conversas acerca do que nós queremos para a educação do nosso Vale do Taquari”, disse a representante do Codevat, acrescentando que tudo isso começou no Planejamento Estratégico, que colocou o ensino técnico federal como uma das áreas prioritárias.

Para Rose Hemann, falar em educação é fácil, mas planejar é uma oportunidade única, um processo democrático. “Parabéns a todos que estão aqui pensando no desenvolvimento da região. Não vamos desperdiçar essa oportunidade. Vamos definir os eixos e os cursos que queremos”, ressaltou.

Finalizando os pronunciamentos e dando início aos trabalhos da noite, o pró-reitor da IFSul disse que este é um investimento que vai fazer dessa região maior do que ela já é. Ele salientou ainda que o objetivo não é competir com nenhuma instituição de ensino, pelo contrário, é formar parcerias e atuar em conjunto. Conforme Zanchet, a ideia é de que ainda em 2013 ou no máximo em 2014 a escola de Lajeado esteja em pleno funcionamento.

Saiba mais

Ainda não há definição do local onde será construído o câmpus. O governo municipal é o responsável por ceder a área e o federal vai arcar com os demais gastos. O coordenador do campus Lajeado será Luis Afonso da Fonseca.

Os cursos serão gratuitos para a comunidade de toda região, sendo que as vagas serão obtidas por meio de processo seletivo. A expectativa é de que, de início, sejam atendidos 1,2 mil alunos.

 

Texto: Tamara Bischoff

Audiência ocorreu na Univates

Tamara Bischoff

Notícias Relacionadas