Palestra destaca cuidados no manuseio de plantas medicinais

Postado em 05/06/2012 20h36min

Por Ana Paula Vieira Labres

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a Univates realizou a palestra gratuita “Uso das plantas medicinais: legislação, preparo, cuidados e riscos”, ministrada pelos professores da Univates, o doutor em Química, Eduardo Miranda Ethur, e a doutora em Botânica, Elisete Freitas. O objetivo foi divulgar alguns cuidados com o manuseio de plantas medicinais, os principais tipos de extratos em que as mesmas podem ser utilizadas e seu uso indevido.

Ethur iniciou sua explanação explicando que planta medicinal não tem base científica, mas cultural. “A utilização de plantas medicinais é uma técnica milenar. O alecrim, por exemplo, foi encontrado em vasos de cerâmicas gregos. Porém, quando usamos uma planta, ela pode funcionar, mas ao mesmo tempo, a pessoa pode estar ingerindo algo tóxico e não se dar conta, pois os chás possuem muitas substâncias”, afirmou.

O professor explicou que planta medicinal é uma espécie de vegetal, cultivado ou não, que é utilizado com propósitos terapêuticos. Já droga vegetal é a parte de uma planta medicinal, como por exemplo, a flor da marcela ou macela. E o fitoterápico precisa ser tratado como medicamento. É uma planta medicinal que comprova sua eficácia. “No fitoterápico, devem ser informados não apenas seus benefícios, mas suas contraindicações”, enfatizou.

Sobre a legislação, o professor ressaltou que o órgão responsável pelo controle é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas que as regulamentações são recentes (anos de 2006 e 2008). “Em um país que conta com vegetação vasta como o Brasil, estamos perdendo muito tempo em pesquisas”, destacou.

Ao final, Ethur alertou para a tradicional frase: “A diferença entre medicamento e o veneno está na quantidade”, alertando ainda que nossa cultura de divulgar as plantas medicinais no “boca a boca” pode causar diferentes efeitos em cada usuário.

O evento também abordou as plantas medicinais ao longo da história da humanidade e, especificamente, no Brasil; a escolha do material vegetal e os principais cuidados com o manuseio do material vegetal.

A atividade, que contou com a presença de alunos e comunidade, integrou a Semana do Meio Ambiente promovida pelo Museu de Ciências Naturais (MCN) da Univates. Ao final da palestra, foram distribuídas aos participantes mudas de árvores nativas, como Pitanga, Timbaúva e Guamirim.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Eduardo Ethur explicou sobre legislação e definições de plantas medicinais

Ana Paula Vieira Labres