Palestra de História e de Relações Internacionais aborda regime militar argentino

Postado em 04/06/2012 20h37min

Por Tuane Eggers

Nesta segunda-feira, dia 4, os cursos de História e de Relações Internacionais da Univates realizaram a palestra “O regime militar argentino e a Guerra das Malvinas”, ministrada pelo professor mestre Ianko Bett. A atividade visou a debater os objetivos do regime militar argentino com a Guerra das Malvinas, que completa trinta anos neste mês e está novamente presente no noticiário relativo ao governo Cristina Kirchner.

O palestrante iniciou sua fala contando que os argentinos ficaram felizes quando ele, devido à sua pesquisa de mestrado, foi estudar a década de 1960 no país. “Essa época é essencial para compreender o golpe de 1976 na Argentina”, ressaltou Bett, enquanto explicava sobre sua trajetória de pesquisa. O professor também falou sobre o período de presidência de Arturo Frondizi (de 1958 a 1962) e de Arturo Illio (de 1963 a 1966). “Vocês devem estar achando estranho o fato de eu estar abordando tantas coisas sobre a igreja católica, mas na Argentina ela gerou muitos conflitos sociais”, comentou.

Segundo Bett, o golpe de 1964, ocorrido no Brasil, foi difundido na Argentina como um grande exemplo a ser seguido. Enquanto mostrava ao público a capa do jornal La Nación, de 28 de março de 1964, ele resaltou que o comunismo sempre é tratado como um vírus ou uma bactéria que contamina as pessoas. “Esse discurso é muito comum nos católicos”, afirmou. O palestrante é mestre em História Latino-Americana pela Unisinos e doutorando em História pela PUCRS.

Alunos participam de encontro nacional

Nos dias 23 a 26 de maio, cinco alunos e o coordenador do curso de Relações Internacionais, Mateus Dalmáz, participaram do XVII Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais (ENERI). A atividade foi realizada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

Palestras de professores, pesquisadores, embaixadores, ministros de estado e delegados da Organização das Nações Unidas (ONU) abordaram relações internacionais, em geral, e política externa brasileira, em particular.

Texto: Tuane Eggers

Ianko Bett é mestre em História Latino-Americana