Diretor de Logística e Integração da Seinfra palestra na Univates

Postado em 26/04/2012 21h30min

Por Ana Paula Vieira Labres

Alunos do curso de Logística da Univates, professores, empresários e comunidade prestigiaram na noite desta quinta-feira, dia 26, no auditório do Prédio 11, a palestra "Propostas para os próximos anos em relação aos gargalos logísticos no RS", com o diretor de Logística e Integração da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Rio Grande do Sul (Seinfra), Álvaro Rodrigo Woiciechoski da Silva. O evento teve por objetivo identificar os principais gargalos logísticos do RS e verificar quais são as propostas para os próximos anos na resolução destes gargalos.

No início da atividade, o Vice-Reitor e Pró-Reitor de Ensino, Carlos Cândido da Silva Cyrne, desejou bom evento aos presentes. Em seguida, o representante do governo do estado Álvaro Rodrigo Woiciechoski da Silva iniciou a palestra explicando que o RS tem orçamento de 40 bilhões e que 3% dele é investido na área de logística.

Após, Silva, explicou o histórico e os dados sobre o sistema de logística no estado. “A partir de 1950 voltou-se fortemente para o modal rodoviário. Hoje, as estatísticas mostram que 85% da produção é escoada pelas rodovias, 8,80% ferroviário e 3,60% hidroviário”, destaca.

Ainda segundo ele, levando em consideração a geografia do RS, há desequilíbrio no modal gaúcho. “Temos 728 km de hidrovia, considerando a Lagoa dos Patos, Rio Jacuí, Rio Taquari, Lagoa Mirim e canal São Gonçalo, porém não investimos o quanto deveríamos”, explica.

O palestrante ainda destacou que o estado tem o papel de orientar a sociedade de acordo com seus interesses e deixou um recado aos futuros profissionais da área de logística: “Planejamento é fundamental para a atuação do agente intermediário na cadeia logística”.

A atividade foi gratuita e integrou a segunda edição do evento "Logística na Prática", promovido pela coordenação do curso de Logística da Univates.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

“As estatísticas mostram que 85% da produção do RS é escoada pelas rodovias”

Ana Paula Vieira Labres

Auditório do Prédio 11 esteve lotado na palestra sobre logística no RS