Seminário do Agronegócio para Exportação é sediado pela Instituição

Postado em 26/04/2012 15h48min

Por Tuane Eggers

Nesta quinta-feira, dia 26, a Univates sediou o 46o Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx), promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Rio Grande do Sul (SRI). O objetivo do evento foi discutir estratégias para o aumento da inserção do agronegócio brasileiro no mercado internacional, com foco na economia regional.

Na abertura do seminário, o prefeito da cidade de Taquari, Ivo dos Santos Lautert, saudou os participantes e falou sobre a importância de discutir temas relacionados ao agronegócio na região do Vale do Taquari. Em seguida, o reitor da Univates e presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Ney José Lazzari, salientou a importância do controle de qualidade nos produtos dessa área.

Segundo o reitor, a Univates tem um trabalho colaborativo com o Ministério da Agricultura. “Um conjunto de laboratórios tem ajudado a melhorar a qualidade dos produtos da área agrícola na região”, disse ele, salientando que a qualidade dos produtos não deve ser considerada apenas na exportação. “Neste Vale do Taquari há uma produção agrícola intensa, e precisamos investir forte na questão da qualidade”, ressaltou.

Em seguida, o diretor do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio do Mapa, Eduardo Sampaio Marques, falou sobre a exportação de produtos oriundos do Rio Grande do Sul. “O RS já exporta muitos produtos do agronegócio. E comparado a outros estados, é bastante diversificado em sua produção”, afirmou ele, salientando que a principal atividade do Ministério é a garantia da qualidade sanitária dos produtos.

Na sequência do evento, Marques palestrou sobre “Oportunidades e desafios às exportações do agronegócio brasileiro”. Trazendo alguns dados sobre exportações do agronegócio brasileiro, ele abordou diferentes formas de agregar valor aos produtos, além de falar sobre associativismo como alternativa de produção. “São poucas empresas, e a tendência é concentrar ainda mais”, alertou.

O evento prosseguiu no início da tarde e abordou temas como as principais exigências sanitárias e fitossanitárias do mercado internacional, aspectos relevantes do processo exportador e experiência com programa de saúde animal na pecuária leiteira. O seminário contou com a presença de diversas autoridades regionais e nacionais.

Texto: Tuane Eggers

Ney Lazzari falou sobre a importância da qualidade dos produtos

Tuane Eggers

Eduardo Sampaio Marques palestrou sobre oportunidades e desafios às exportações do agronegócio brasileiro