Aula inaugural de História aborda modernidade e pós-modernidade

Postado em 26/04/2012 13h39min

Por Tuane Eggers

O curso de História da Univates realizou nesta quarta-feira, dia 25, a aula inaugural do semestre, que contou com a palestra “Modernidade e Pós-Modernidade: bases teóricas”, ministrada pelo professor doutor Astor Antônio Diehl. A atividade teve o objetivo de apresentar as principais correntes historiográficas brasileiras e levantar uma discussão sobre conceitos de modernidade e pós-modernidade.

Diehl iniciou a palestra falando sobre a existência de perguntas muito simples na área da história, mas que possuem respostas muito complicadas. “Essas questões levam ao historiador e sociológo Max Weber, que se questionou sobre o que faz alguém procurar uma verdade durante toda a vida, se de antemão já sabe que não vai encontrá-la”, disse.

Para o palestrante, o século XX é caracterizado por matanças, pelo racismo, pela fome e pelas guerras. “O século XX não conseguiu cumprir o que historiadores do século passado idealizaram como sendo a grande filosofia da história”, afirmou Diehl, considerando que o século foi incapaz de dar continuidade à belle époque.

Vivemos no mundo das especializações e da fragmentação do conhecimento, segundo o historiador. “Vivemos com um conhecimento liminar, com uma validade precária”, salientou ele, afirmando que os historiadores estão preocupados em estudar as ideias de futuro no passado. Conforme o palestrante, a história não tem o papel de explicar, mas sim de compreender.

Diehl foi professor da UFRGS e atualmente leciona no curso de História da Universidade de Passo Fundo. Ele também publicou livros sobre historiografia e teoria da história, temas de suas pesquisas e da palestra que proferiu.

Texto: Tuane Eggers

Para Diehl, a história não tem o papel de explicar, mas sim de compreender

Tuane Eggers