Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Representante da Superintendência Regional do Trabalho do RS participa de seminário

Postado em 23/04/2012 08h47min

Por Ana Paula Vieira Labres

A Univates realizou na tarde desta sexta-feira, dia 20, o Seminário Técnico de Segurança e Saúde no Trabalho na Construção Civil, que contou com a participação de profissionais da região do Vale do Taquari e de outras regiões do Estado.

O encontro teve como proposta informar sobre riscos e medidas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais na indústria da construção civil, apresentar boas práticas de prevenção aplicadas na segurança do trabalho e alertar sobre as responsabilidades civil e criminal decorrentes de acidentes e doenças ocupacionais.

A composição da mesa oficial do evento contou com a presença do coordenador da atividade, professor Eduardo Becker Delwing, do coordenador do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec), Mouriac Diemer e do Superintendente da Superintendência Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul, Heron de Oliveira.

Para Delwing, a Univates cumpre o papel de valorizar a vida e prevenir acidentes, ao oferecer cursos na área, como o Técnico em Segurança do Trabalho e a segunda edição da Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e, assim, preparar profissionais.

O Superintendente da Superintendência Regional do Trabalho, Heron de Oliveira, saudou a Instituição pelo evento e destacou: “falar em acidente de trabalho é errado, pois a maioria dos óbitos ocorre por falta de gestão. Por mais qualificados que sejam os profissionais, os empresários precisam apoiar. Nossa equipe da Superintendência interditou diversas obras. Em muitas vezes, os técnicos de segurança do trabalho estavam presentes e identificavam os erros, mas os empresários não queriam interromper o cronograma das obras”, explicou. Ainda segundo ele, em muitas construções civis, são constantes as situações de risco ao trabalhador, por isso as instituições precisam qualificar seus profissionais.

O evento ocorreu no auditório do Prédio 16 da Univates e também contou com a palestra de Roque Luís Mion Puiatti e Luisa Tânia Elesbão Rodrigues.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Ana Paula Labres

Ana Paula Labres

Ana Paula Labres

Notícias Relacionadas