Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Laboratório do Leite analisará materiais de concurso da FestLeite 2012

Postado em 19/04/2012 16h53min

Por Tuane Eggers

O Laboratório do Leite da Univates estará presente, por meio do Unianálises, na FestLeite 2012, que ocorre entre os dias 26 e 29 de abril, na cidade de Anta Gorda. Entre as atrações do evento está o Concurso de Gado Leiteiro, que contará com análises do leite ordenhado e fornecimento dos resultados para premiação feitos por uma equipe do Laboratório.

A equipe ficará responsável por fornecer o material de coleta adequado para a ordenha do leite (feita por técnicos da feira), pela realização do treinamento de coleta e pelas análises do leite. O objetivo do concurso é premiar a qualidade do leite, que é fundamental para atender o mercado cada vez mais exigente.

No próximo dia 25, encerram as inscrições para a participação do concurso leiteiro. No dia seguinte serão realizadas três ordenhas (às 6h, às 14h e às 22h). Já no dia 27 serão realizadas duas ordenhas (às 6h e às 14h). A premiação será feita no dia 29, às 10h30min.

O mesmo trabalho de análise foi realizado pelo Laboratório em 2010, durante a Expointer. O Concurso da FestLeite será subdividido por idade e por raça – holandesa e jersey. Mais informações podem ser obtidas acessando o site do evento – www.festleite.com.br. Contatos com o Laboratório de Leite do Unianálises podem ser feito pelo e-mail lableite@univates.br.

Saiba mais sobre o funcionamento do concurso

A FestLeite 2012 terá, além da premiação por sólidos, uma premiação em relação à contagem de células somáticas (CCS). A contagem de CCS indica o estado sanitário do úbere. A mastite, processo inflamatório do úbere, causa o aumento no número de células somáticas (células de defesa do organismo) no leite. Assim, a premiação será feita para o animal que apresentar menor média de CCS.

Em relação aos sólidos, existe uma tendência de valorização do teor de sólidos no leite, pois está vinculado ao rendimento na produção de derivados lácteos. Na avaliação de sólidos será considerada a massa de sólidos e o volume de leite produzido em cada coleta. Assim, o animal com maior teor de sólidos em cada categoria (raça/idade) será premiado.

Texto: Tuane Eggers

Objetivo do concurso é premiar a qualidade do leite

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas