Projeto da Univates qualifica alunos para a prova da OAB

Postado em 18/04/2012 15h37min

Por Tuane Eggers

Com o objetivo de aprimorar e facilitar a trajetória dos alunos que buscam a aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Univates oferece o Projeto Qualifica, voltado a alunos do curso de Direito da Instituição. A atividade ocorrerá em encontros quinzenais de uma hora, nos quais serão trabalhadas e elaboradas peças processuais direcionadas apenas ao exame (na esfera cível, trabalhista e penal). Os encontros também discutirão eventuais dúvidas apresentadas pelos alunos.

Conforme a vice-diretora do Centro de Ciências Humanas e Jurídicas (CCHJ) da Univates, professora Fernanda Brod, a ideia surgiu a partir do propósito de manter bons resultados no exame da OAB. Além disso, também existe a necessidade de realizar um estudo mais direcionado à segunda etapa da prova, realizada ao final do curso. “A partir do apontamento de aspectos práticos das peças processuais que são comumente abordadas na segunda etapa do exame, queremos elaborar um material didático que poderá ser futuramente utilizado por professores e alunos”, explica.

A atividade é gratuita e serão feitos encontros por área de escolha dos alunos. A área trabalhista será coordenada pela professora Fernanda Brod, a área cível será ministrada pela professora Marta Piccinini, e a penal, pela professora Bianca Bertani.

Os alunos interessados devem comparecer na primeira reunião, que ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 23, às 17h45min, na sala 104 do Prédio 7. Além disso, devem comprometer-se a participar até o fim do projeto, programado para o mês de dezembro.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5541, ou pelo e-mail biancabertani@univates.br.

Estudante é aprovada no exame antes mesmo da formatura

A aluna de Direito da Univates Iasmine Eidelwein, com formatura programada para o próximo semestre, decidiu realizar a prova antes mesmo de receber seu diploma, e na última terça-feira, dia 17, recebeu a boa notícia de que foi aprovada. Ela quis realizar a prova sem a pressão de estar formada e confessa que o recebimento do resultado foi um dos momentos mais felizes de sua vida. “A aprovação no exame foi a certeza de que aproveitei todas as oportunidades que o curso me proporcionou e mais que isso, que todo o meu esforço está valendo a pena”, comemora.

A primeira fase conta com 80 questões objetivas e é necessária a aprovação em, no mínimo, 40 delas para passar à segunda fase, composta de uma prova prático-profissional na área do Direito escolhida pelo candidato. Iasmine conta que fez a primeira fase da prova como teste para saber qual área deveria estudar mais. Já na segunda fase, ela estudou sobre código civil e algumas peças que tinham maior probabilidade de serem abordadas. “Ambas as provas foram extensas e cansativas, mas não foi cobrado nada que eu não conhecia”, explica.

Texto: Tuane Eggers

Tuane Eggers

Iasmine Eidelwein foi aprovada na prova antes de estar formada

Tuane Eggers