Outras perspectivas sobre educação são discutidas em grupo de estudos

Postado em 18/04/2012 09h36min

Por Ana Paula Vieira Labres

Todas as terças-feiras, às 17h15min, os participantes do grupo "O que pode a educação?" reúnem-se na sala 202 do Prédio 7 da Univates para debater leituras que envolvem a temática e produzir diferentes olhares sobre o assunto. Um dos objetivos consiste em problematizar a educação e suas práticas. A cada encontro um participante do grupo traz um texto e apresenta questões específicas da leitura. A partir daí, os demais envolvidos sugerem, propõem e questionam.

O referencial teórico é baseado na filosofia da diferença e tem como referencial de estudo os filósofos pós-estruturalistas. “Nosso estudo busca problematizar e tentar suspender os ditos e escritos que permeiam a educação. A proposta consiste em repensar na educação em mundo contemporâneo e híbrido”, diz a coordenadora do grupo de estudos, professora Fabiane Olegário.

Participante do grupo desde o início do ano, a acadêmica do 5o semestre do Curso de História da Univates Natália Devitte comenta que os participantes colaboram com ideias e os colegas complementam ao abordarem suas experiências vivenciadas em sala de aula. “Durante os encontros, também utilizamos a literatura”, completa.

A diplomada pelo Curso de Ciências Exatas da Univates Michele Delazeri Bladt participa da atividade pela segunda vez e destaca: “Eu me identifiquei muito com o grupo. Posso discutir algumas inquietações cotidianas de sala de aula”.

O grupo estará reunido até o dia 19 de junho. Podem participar alunos dos cursos de licenciaturas e de Psicologia da Univates, diplomados, professores dos Ensinos Fundamental e Médio e pessoas da comunidade. Não é necessária a participação em todos os encontros. Cada participante recebe atestado de participação e os alunos contabilizam as horas como atividades complementares.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Ana Paula Labres