Alunos lotam auditório para ouvir relatos sobre intercâmbio

Postado em 21/03/2012 10h05min

Por Tamara Bischoff

Centenas de alunos participaram, na noite desta terça-feira, dia 20, da 15ª edição da Noite do Intercâmbio da Univates, que apresentou oportunidades e experiências de intercâmbio acadêmico. Abrindo o evento, a coordenadora da Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII), Viviane Bischoff, falou sobre as vantagens de fazer intercâmbio pela Instituição, as universidades e países com os quais a Univates possui convênio, os requisitos, os períodos de inscrições (detalhes abaixo) e a opção de financiamento. Em sua fala, ela destacou especialmente o crescimento pessoal obtido pelos alunos que vivenciam essa experiência.

A programação seguiu com depoimentos, acompanhados da exibição de fotos, dos alunos que estiveram no exterior recentemente e de estudantes estrangeiros que estão neste semestre realizando intercâmbio na Univates. Eles falaram sobre os países, as universidades, as cidades que conheceram e deram dicas bem práticas para os futuros intercambistas.

Em sua fala, André Luis Faria, aluno de História que realizou intercâmbio no segundo semestre de 2011 na Colômbia, falou das características do país, da sua expectativa antes de viajar e do funcionamento das aulas. "Me chamou muito a atenção a politização dos alunos, a maneira como eles se colocam em sala de aula", destacou, ressaltando também que os professores são super acessíveis e que as aulas contemplam muito debate. "A hospitalidade do povo colombiano é enorme", acrescentou ele.

O evento foi transmitido minuto a minuto pela internet, por meio de um trabalho voluntário realizado por alunos do curso de Comunicação Social, e toda interação foi exibida num telão instalado no auditório.

Atualmente, a Univates conta com 20 alunos em outros países e dez estudantes estrangeiros realizando intercâmbio na Instituição. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail aaii@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5309.

Inscrições para intercâmbio
Para interessados em realizar intercâmbio no 2º semestre de 2012: de 28/03 a 07/04
Para interessados em realizar intercâmbio no 1º semestre de 2013: de 30/07 a 11/08
Inscrições para provas de proficiência em língua estrangeira: de 03 a 15/09