Seleção Brasileira de vôlei realiza testes no Vale do Taquari

Postado em 16/03/2012 13h25min

Por -

Os municípios de Estrela e Lajeado são sede da seletiva da Seleção do Brasil até domingo

LAJEADO - Começou nesta quinta-feira, dia 15, no complexo esportivo da Univates, a quinta avaliação da Seleção Brasileira Infanto-Juvenil que irá disputar o campeonato sul-americano no Chile de 05 à 11 de novembro. O vencedor da competição garante vaga para o Mundial da modalidade em 2013.

Segundo Antônio Rizola, gerente das Seleções Brasileira masculina e feminina de vôlei, a ideia é visitar todos os cantos do Brasil para que assim, seja possível ter uma avaliação ampla das meninas, "Depois desse momento, quando o grupo definitivo que irá representar o país no Sul-americano é convocado, elas ficam três meses concentradas no centro de treinamento em Saquarema no Rio de Janeiro, o que aumenta as condições das jogadoras de evoluírem para a competição". O gerente ainda salienta o porque da escolha dos municípios de Estrela e Lajeado terem sido escolhidos pela Confederação Brasileira de Vôlei, "Ficamos muito felizes de estar no Vale do Taquari. Elegemos essa região em função do belo e contínuo trabalho desenvolvido pela Avates e por termos toda a estrutura necessária para trabalhar". No total, serão oito seletivas com a participação de 160 jogadoras de todo o país.

Maurício Thomas está à frente da Seleção de base há oito anos, sendo dois como técnico. Com três títulos Mundiais, cinco Sul-americanos e 1 vice-campeonato da Copa Pan-americana o primeiro dia de atividades é sempre o mais complicado, "Achei elas muito nervosas, o que é absolutamente normal por se tratar de uma primeira avaliação, mesmo assim, já conseguimos notar o potencial delas".

Entre as vinte atletas convocadas para esta etapa da seletiva, estão quatro jogadoras do time Languiru/CML/Avates/Pref. Estrela, as atacantes Ana Luiza Dickel e Samara Gonçalves da categoria infantil e ainda, a atacante Bárbara Krug e a levantdora Daniela Mors da equipe infanto.

Para o auxiliar técnico do Brasil, Juca Klein, que também é o comandante da equipe tetracampeã estadual, Univates/Avates as representantes da Associação de Estrela tem grande probabilidade de integrar o grupo que irá para o sul-americano, "São meninas com grandes qualidades e que se destacam pelo excelente nível técnico".

O diferencial desta etapa de avaliações da Seleção do Brasil é identificar atletas que jogam exclusivamente no estado do Rio Grande do Sul. Fato único em todo processo de recrutamento.

Além dos treinos que acontecem durante o dia, no período da noite o Colégio Martin Luther é palco de palestras e clínicas, ministradas pelos membros da comissão técnica da Seleção e direcionadas para treinadores convidados de equipes do estado e interessados no vôlei.

As equipes da Avates recebem o apoio do Colégio Martin Luther, Prefeitura Municipal de Estrela, Univates, Cooperativa Languiru, Academia Corpus, Clínica de Fisioterapia Espaço e Saúde e ICCILA.

Programação:

Sexta-feira(16)
Manhã - Treino no Colégio Martin Luther - 9h30;
Tarde - Amistoso no Complexo Esportivo da Univates entre Univates/Avates x Seleção que participa da seletiva;
Noite - Palestras da comissão técnica da Seleção Brasileira no Colégio Martin Luther para técnicos e envolvidos com a modalidade.

Sábado(17)
Tarde - Treino no Complexo Esportivo da Univates - 16;

Domingo(18)
Manhã - Treino no Colégio Martin Luther - 9h30;
Maurício Thomas observa o desempenho das atletas convocadas na seletiva do Rio Grande do Sul

Marcus Staudt