Nutrigenética é tema de aula inaugural de Nutrição

Postado em 06/03/2012 16h28min

Por Tuane Eggers

Nesta segunda-feira, dia 5, o curso de Nutrição da Univates realizou sua aula inaugural do semestre, que contou com a palestra "Nutrigenética e Nutrigenômica: lições para a prática clínica", ministrada pela nutricionista Aline Marcadenti. A atividade buscou dar boas-vindas e orientações importantes aos alunos.

A coordenadora do curso, Simone Dal Bosco, apresentou os professores e os integrantes do Diretório Acadêmico (DA) de Nutrição aos alunos novos. Em seguida, a palestrante da noite iniciou sua explanação sobre nutrigenética, baseada em estatísticas de padrões alimentares.

Conforme Aline, as pessoas tem diminuído o consumo de gorduras saturadas, porém aumentaram o consumo de bebidas açucaradas. "Infelizmente, quando as pessoas começam a aumentar o poder aquisitivo, aumentam o consumo dos alimentos errados", explicou. Para ela, nosso DNA ainda não está preparado para todas as mudanças alimentares que estão ocorrendo ao longo do tempo.

Dependendo do tipo de doença cardiovascular, a genética pode ser até 50% da origem da doença, de acordo com a palestrante. Após explicar sobre a estrutura do DNA, Aline abordou mutações e polimorfismos genéticos. "Quando a mutação alcança 1% da população, chamamos de polimorfismo", disse.

Para diferenciar a nutrigenética de nutrigenômica, Aline explicou que a primeira se refere a polimorfismos. Já a segunda, tem relação com expressão gênica. "A nutrigenética é o estudo de como a indentidade genética de um indivíduo coordena a sua resposta à dieta", explicou.

A palestrante é mestre em Ciências Médicas, na área de Cardiologia, pela UFRGS, e atua como nutricionista do Serviço de Cardiologia Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre.

Texto: Tuane Eggers

Tuane Eggers