Cerca de 12 mil alunos retornam às aulas na Univates

Postado em 16/02/2012 15h03min

Por Ana Paula Vieira Labres

Passados mais de dois meses de férias, na próxima quinta-feira, dia 23 de fevereiro, é hora de reiniciar o ano letivo na Univates. Nos câmpus de Lajeado e Encantado cerca de 12 mil alunos retornarão às aulas. Para recebê-los, muitas novidades estão sendo programadas.

Na área da infraestrutura, por exemplo, houve ampliação e melhorias. Entre as novidades está a conclusão do Prédio 17, que contemplará, especialmente, a área das engenharias. Dividido em dois blocos, abrange salas de aula e laboratórios. O pavilhão com os laboratórios foi construído com isolamento térmico e ventilação com efeito chaminé, proporcionando um ambiente com adequado conforto térmico. O projeto priorizou a comodidade dos acadêmicos que desenvolverão atividades no local.

A construção do novo prédio da Biblioteca também é um dos grandes investimentos da Univates. Serão 10.000 m² de construção, incluindo a nova biblioteca, com cafeteria, salas multiuso e modernos equipamentos, para melhor atender os usuários, e teatro com capacidade para 1.200 pessoas. No local, que será aberto para circulação da comunidade, haverá uma área de lazer com praça, bancos e chafariz.

Outra novidade é a criação de um campo oficial de futebol com o objetivo de atender a diversas práticas esportivas. Neste projeto, a questão ambiental também está sendo observada. A água para irrigar o gramado virá de uma cisterna, com capacidade de armazenar até 50 mil litros, abastecida por um sistema que capta a água da cobertura do Complexo Esportivo.

No câmpus Lajeado, muitas obras foram executadas, entre elas: instalação de escadas de emergência no Prédio 3, construção do estacionamento ao lado do Prédio 1, climatização de todas as salas de aula dos Prédios 1, 3, 7 e 11, adequação da sinalização das ruas internas e estacionamentos, instalação de estação de tratamento de esgoto ao lado do Prédio 17, de rede de iluminação de emergência em todas as coberturas do câmpus, repintura da quadra da arena do Complexo Esportivo e pavimentação do estacionamento atrás do Complexo Esportivo. Além disso, estão previstos o calçamento da rua de acesso ao Prédio 17, a climatização de salas do Prédio 16, cobertura entre os prédios 14 e 16, entre outras obras.

A utilização de energia 100% renovável também é destaque na Instituição. Por meio de parceria com a empresa Electra Energy de Curitiba (PR), a Univates é a primeira entre as instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul a fazer uso desse tipo de energia. O contrato com a empresa paranaense terá duração de três anos e permitirá a utilização de recursos hídricos sem agredir o meio ambiente. Em três meses de contrato, a medição do Prédio 1, que representa aproximadamente 75% do valor total da conta da Instituição, já apresenta economia em torno de 30%.

A web também recebeu novidades. O site da Univates - www.univates.br e o Universo Univates - www.univates.br/universo receberam layout específico para acesso via smarphones, com o objetivo de facilitar o acesso dos usuários. Também dentro do Universo, no espaço "Classificados", um dos serviços mais procurados pelos alunos, é possível cadastrar mais fotos de produtos ou serviços anunciados pelos estudantes.

Já, na Biblioteca Virtual, os alunos têm à disposição cerca de 2 mil livros eletrônicos (e-books). Estes contam com o mesmo conteúdo da versão impressa, porém são digitais. O acesso pode ser feito pela página da Univates www.univates.br/biblioteca, mediante código e senha do acadêmico.

Para este semestre, quem deseja retornar aos estudos pode fazer a solicitação de ingresso à Univates, até o dia 22 de fevereiro, no Setor de Atendimento ao Aluno, no Prédio 9. Detalhes podem ser obtidos pelo telefone 0800 7 07 08 09.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Elise Bozzetto