Univates inaugura Núcleo Avançado de Atividades em Saúde no Hospital Bruno Born

Postado em 15/03/2018 20h27min e atualizado em 16/03/2018 16h47min

Por Nicole Morás

A inauguração do Núcleo Avançado de Atividades em Saúde, localizado no Hospital Bruno Born (HBB) de Lajeado, concretiza mais uma etapa do curso de Medicina da Univates. Já reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e avaliado com nota 4, em uma escala de 1 a 5, o curso inicia agora um novo momento. Com a nova estrutura, os estudantes dos últimos dois anos participam do internato médico, que funciona como um Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (ECSO).

Na cerimônia desta quinta-feira, 15, o reitor Ney José Lazzari definiu a inauguração como um momento simbólico da união de forças de duas Instituições absolutamente comunitárias, que são a Univates e o HBB. “Essa parceria entre a Universidade e o Hospital passa diretamente por esse espaço. Temos dois andares para ocuparmos nesse prédio e, hoje, estamos inaugurando a metade de um andar, ou seja um quarto de tudo que ainda vamos fazer. Por aqui irão passar alunos de todas os cursos da área da saúde”, afirmou. Lazzari também destacou a importância das duas instituições para a região.

O Brasil tem 193 Universidades. Se tirarmos as organizações públicas, restam cerca de 90. Aí eu pergunto: quantos municípios com 80 mil habitantes têm uma universidade? E mais, quantos têm uma universidade e um hospital desse porte? É nessas horas que percebemos a importância que essa união tem para o Vale
Reitor Ney José Lazzari

Representante do Diretório acadêmico de Medicina, o estudante Roberto dos Santos destacou a estrutura da Univates. “Para nós que abraçamos a causa de sermos médicos é muito importante saber que temos essa oportunidade para nos qualificarmos. A maioria dos nossos colegas vem de regiões distantes e todos se surpreendem com a estrutura da Universidade. Nos sentimos acolhidos e valorizados aqui. Digo com muito orgulho e honra que sou estudantes do curso de Medicina da Univates, pois tenho a certeza que, quando me formar, vou sair completamente preparado para a exercer a profissão”, disse ele.

Já o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo ressaltou a união entre as instituições. “Sempre que os pilares estão aliados, conseguimos fazer grandes feitos. Em Lajeado, os três pilares são o poder público, a Univates o HBB. Este espaço é mais um demonstrativo da importância que essa união tem para o Vale”, analisou Caumo.

Saiba mais

O Núcleo Avançado de Atividades em Saúde é totalmente novo e possui salas de aula, salas de reunião, salas de discussão de casos, espaço administrativo, sala de convivência, cozinha, dormitórios e banheiros. De acordo com o professor e coordenador do internato, José Welligton Alves dos Santos, as atividades realizadas no período de internato consistem em vivências práticas de atendimento ao público, seguindo a rotina do serviço de saúde, com o acompanhamento de um médico, professor ou preceptor. “O internato tem por objetivo a aplicação dos conhecimentos adquiridos pelo aluno ao longo do curso em atendimentos supervisionados nas diversas áreas da Medicina, unindo teoria e prática, por meio da orientação de docentes”, explica o professor, que afirma que o doutorando - como é chamado o estudante nesse período - tem a oportunidade de evoluir seu entendimento da prática médica.

Estrutura do curso de Medicina

O Hospital Bruno Born é um dos campos de prática do internato. Além desse, os estudantes de Medicina que estão na fase final do curso realizam práticas nos seguintes espaços:

Hospital Estrela – HE, de Estrela/RS

Hospital São José – HSJ, de Arroio do Meio/RS

Ambulatório de Especialidades Médicas - Centro Clínico Univates

Centro de Atendimento Materno-infantil – Cami - Centro Clínico Univates

Estratégia de Saúde da Família 1 e 2 do Bairro Montanha - Lajeado/RS

Para o segundo semestre do ano, novos campos de prática estão previstos, voltados aos módulos de Urgência e Emergência I, Saúde da Criança IV e Clínica Cirúrgica III.