Curso de Relações Internacionais completa 10 anos

Postado em 15/03/2018 08h31min e atualizado em 15/03/2018 09h33min

Por Leonardo Seibel

O curso de Relações Internacionais da Univates completa 10 anos em 2018. Com o objetivo de preparar profissionais capazes de atuar em diversas áreas e setores de todo o mundo, o curso aborda conteúdos de diferentes áreas do conhecimento, como economia nacional e internacional, tradições, costumes e culturas dos diferentes países do mundo, legislação internacional e de comércio externo. Ao todo, o curso já conta com 33 diplomados.

Tuane Eggers

Um dos diferenciais do curso, a disciplina Vivências Internacionais, proporciona aos estudantes uma experiência no exterior, com visitas a sedes de órgãos internacionais, empresas que atuam no mercado externo, embaixadas e/ou organismos de representação, participação em feiras, entre outros. Além disso, o aluno pode optar por cursar disciplinas em outros idiomas, com professores da Univates e de instituições do exterior, e tem a  possibilidade de cursar um semestre no exterior a partir do programa de mobilidade acadêmica oferecido pela Univates. A graduação conta com diversos espaços dedicados ao ensino, trazendo aos estudantes melhor entendimento das ações e decisões que virão a tomar no futuro, como, por exemplo, a Sala Temática de Comércio Exterior.

A coordenadora do curso, a professora Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar, destaca as vantagens que os profissionais formados pelo curso têm em relação ao demais para conseguir trabalho no exterior:

As perspectivas para esse profissional são boas, já que cada vez mais as organizações estão buscando se inserir em um contexto global. E como esse profissional possui uma formação multidisciplinar ampla (política, economia, história, direito, relações internacionais, ...), ele consegue inserir-se no sistema internacional contemporâneo com mais facilidade que profissionais formados em outras áreas e possui inúmeras oportunidades de atuação
coordenadora do curso, Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar

Divulgação

A diplomada Daniela Friedrich conta que escolheu o curso por se interessar por assuntos como geopolítica e direitos internacionais, e pelo amplo mercado de trabalho que a área oferece. “Escolhi Relações Internacionais por me interessar pela maioria das disciplinas que o curso abrange, como história, geopolítica e direito internacional e pela curiosidade de estudar e compreender (ou pelo menos tentar) o porquê de conflitos acontecerem entre um país e outro. Além disso, acho que o curso pode abranger e possibilitar o ingresso nas mais diversas áreas do mercado de trabalho”, relata Daniela.