História regional ao alcance de todos

Postado em 07/03/2018 09h14min e atualizado em 18/04/2018 15h33min

Por Nicole Morás

A história regional ganhou um espaço privilegiado na Univates há dez anos, quando foi criado o Centro de Memória, Documentação e Pesquisas da Univates - CMDPU.  Idealizado pelos professores do curso de História, o local reúne documentos que auxiliam a recontar a história do Vale do Taquari. O Centro de Memória é aberto ao público, já sendo contabilizadas mais de 1.900 visitas desde o início das atividades. Mais da metade do público é de alunos da educação básica da região.

Patrícia Schneider é supervisora do CDMPU

Nicole Morás

Além de disponibilizar o acervo de mais de 67 mil itens à comunidade, o CMDPU realiza assessorias a projetos ligados à memória histórica, ao patrimônio sociocultural e à arqueologia. De acordo com a historiadora Patrícia Schneider, essas assessorias consistem, por exemplo, em realizar pesquisas históricas para instituições, orientar quanto à preservação de acervos públicos e privados, realizar e orientar ações de gestão de acervos históricos.

Por meio do setor foram realizados a elaboração do plano museológico e museográfico do Museu Municipal de Arroio do Meio, o catálogo do processo de restauração da Igreja Matriz Santo Inácio de Loyola de Lajeado, a organização e digitalização do acervo documental da Câmara de Vereadores de Taquari e, mais recentemente, a implantação do Memorial e Conservação e Gestão do Acervo do Sicredi Vale do Taquari.

O Centro de Memória, Documentação e Pesquisas da Univates é importante para as atividades de pesquisa da Instituição, uma vez que disponibiliza o acervo para a realização de trabalhos de conclusão de curso e para os cursos de mestrado e doutorado, como o Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD). O local também oferece a oportunidade de que os alunos do curso de História realizem estágios obrigatórios e voluntários.

Uma das acadêmicas que frequenta o espaço é Fernanda Schmitt. Ao realizar estágio em Patrimônio Histórico Cultural, ela teve acesso à documentação da Câmara de Taquari que está resguardada no CMDPU e verificou que o potencial de investigação era evidente.

Logo soube que poderia ser a fonte de um trabalho mais aprofundado. Desde então, o Centro de Memória tem sido um parceiro essencial para a realização da pesquisa do meu trabalho de conclusão de curso
Fernanda Schmitt
Fernanda Schmitt é estudante de História e realiza pesquisa para seu TCC no local

Nicole Morás

“Poder contar com um local como esse em uma universidade enriquece a formação do profissional de História, pois a possibilidade de contato com fontes primárias nos aproxima do nosso objeto de estudo e contribui para a formação de um profissional voltado para a pesquisa e a investigação. A organização do acervo e o auxílio que encontrei no Centro de Memória facilitam muito no levantamento e na interpretação dos dados. Quem visita e conhece diversos arquivos da região sabe a importância de encontrar um espaço com seu acervo organizado, limpo e catalogado. Infelizmente, essa não é a realidade da maioria dos espaços. No CMDPU contamos com profissionais especializados que zelam pela conservação e manutenção do acervo, tornando o trabalho do pesquisador mais eficaz. Saliento também a disponibilidade e a importância do CMDPU não apenas aos acadêmicos de História, mas a toda a comunidade, afinal, conhecer mais sobre história contribui para a formação de cidadãos mais conscientes, humanos e críticos”, analisa Fernanda.

As atividades internas também contemplam a conservação do acervo, aprimorando sempre a catalogação, o que permite o fácil acesso a todo o acervo. De acordo com a historiadora Patrícia Schneider, são realizados permanentemente a elaboração de inventários, a catalogação individual dos itens, digitalização de arquivos e pequenos consertos.

Atualmente, o CMDPU faz parte do Museu de Ciências. A consulta ao acervo ocorre apenas no local, que pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 19h, na sala 209 do Prédio 3. Também é possível agendar visita para conhecer o espaço e as atividades desenvolvidas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5590, ou pelo e-mail centrodememoria@univates.br.

Acervos disponíveis

Acervo Univates
Acervo da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul – Sargs
Acervo da Câmara de Vereadores de Taquari
Acervo da Cooperativa Agrícola Mista de Santa Clara do Sul
Acervo Rudolfo Maria Rath
Acervo Pe. Ericko Schmitz
Acervo Bruno Born
Acervo Der Brümmbar
Outros

Nicole Morás

O Centro de Memória, Documentação e Pesquisas da Univates tem por princípio o recolhimento, a organização, a preservação e a divulgação dos acervos documentais provenientes de arquivos públicos e privados do Vale do Taquari. Visa a promover e integrar estudos e pesquisas interdisciplinares voltados à reconstrução da memória histórica e sociocultural da região, entre elas o estudo da história da Univates. Além disso, por meio de ações educativas pretende despertar o interesse pelo tema na sociedade. Para a realização desses trabalhos, o CMDPU conta com acervos documentais, iconográficos e bibliográficos, cuidando ainda de sua organização, da conservação e divulgação dos materiais coletados, e realiza pesquisas próprias e/ou em convênio com outras instituições.