Curso Técnico em Segurança do Trabalho comemora 10 anos

Postado em 06/03/2018 08h56min e atualizado em 06/03/2018 08h59min

Por Elise Bozzetto

No mês de março o Curso Técnico em Segurança do Trabalho da Univates completa 10 anos de atividade no campus de Lajeado. O curso teve origem no campus de Encantado no semestre 2005 A, mas só passou a ser ofertado em Lajeado em 2008 A. Até hoje, a Univates já diplomou 312 estudantes.

Tuane Eggers

Para o coordenador do curso, José Roberto Heberle, o Técnico em Segurança do Trabalho tem atendido bem a demanda do mercado por profissionais dessa área, sendo um dos cursos profissionalizantes mais procurados do Centro de Educação Profissional da Univates (CEP). “Creio que a maior contribuição que nosso técnico oferece à região é possibilitar às empresas informações pertinentes sobre a cultura de Segurança do Trabalho, contribuindo na prevenção e integridade física dos trabalhadores, bem como na manutenção do patrimônio das organizações”, sinaliza o coordenador.

Lidronel de Borba se formou na primeira turma e atua no Vale do Taquari

Divulgação

Lidronel de Borba, de Encantado, aluno da primeira turma do curso, tem boas referências da qualificação que teve em sala de aula. “Era a primeira turma do curso na Instituição. Acredito que devemos buscar constantemente o conhecimento e uma formação qualificada em um processo natural de melhoria contínua. Fiz essa escolha e hoje, praticamente 13 anos depois, posso garantir que o curso teve e tem até hoje contribuído na construção do profissional qualificado e acreditado que sou”, ressalta Borba.

Atualmente, Borba é técnico de segurança da Unimed Vale do Taquari e Rio Pardo, atendendo às cidades da região alta do Vale do Taquari. Para ele, os cursos técnicos são fundamentais para quem quer entrar no mercado de trabalho. “O tempo de formação de um técnico é curto e possibilita a inserção no mercado de trabalho de forma mais rápida. Vejo que ainda existe um certo preconceito quanto aos cursos técnicos em geral na nossa região, mas não concordo. Um profissional técnico é capaz de agregar uma grande bagagem de conhecimento que pode ser facilmente aplicada no mercado de trabalho nessa área que tem tendência de crescimento nos próximos anos”, enfatiza o diplomado.

Novas turmas

O Técnico em Segurança do Trabalho recebe inscrições nos meses de junho e novembro. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas em univates.br/tecnicos/.