Micropoluentes são tema de seminário integrador

Postado em 15/12/2017 14h39min e atualizado em 15/12/2017 14h47min

Por Ana Amélia Ritt

Na manhã desta sexta-feira, dia 15, a Universidade do Vale do Taquari - Univates e a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) reuniram-se em um seminário integrador sobre análises de micropoluentes. A atividade compartilhou os resultados das pesquisas realizadas a fim de contribuir para a melhoria da qualidade dos recursos hídricos de efluentes.

Conforme a coordenadora da pesquisa na Univates, professora doutora Lucélia Hoehne, foram analisados micropoluentes do tipo fármaco, além de hormônios, pesticidas e metais pesados. Durante o momento, os bolsistas pesquisadores explicaram o trabalho desenvolvido, compartilhando com a URI o estudo desenvolvido.

Com a ação humana, novos poluentes são criados, os quais, chamados de micropoluentes, são mais difíceis de serem degradados pelo ambiente. Na pesquisa realizada na Univates, os seis fármacos mais consumidos pela população do Vale do Taquari foram escolhidos para serem analisados. Conforme os pesquisadores, por serem mais consumidos, há mais chances de eles serem jogados no rio. A análise foi realizada de junho de 2015 a junho de 2016, com a coleta de água em três pontos do rio e em diferentes profundidades. O objetivo da pesquisa é definir a qualidade da água do rio Taquari nesse período.

O estudo revela que até o momento as análises físicas e químicas requeridas na legislação brasileira mostraram que o rio Taquari está de acordo com as classes 1 e 2, ou seja, após tratamento convencional, torna-se adequado para o consumo humano. Sobre as análises de fármacos na água, Lucélia explica que testes posteriores ainda serão feitos.

Quanto às metas da URI, relacionadas ao desenvolvimento de nanobiossensores para detecção de micropoluentes, alguns já foram fabricados usando enzimas impregnadas em cantilevers para a determinação de metais pesados. Testes para a determinação de hormônios e pesticidas estão em desenvolvimento.