Cerimônia premia destaques da Feira de Ciências, Olinfu e OMU

Postado em 08/12/2017 17h06min e atualizado em 08/12/2017 17h22min

Por Artur Dullius

A tarde desta sexta-feira, dia 8, foi marcada pela entrega dos prêmios para os alunos que se destacaram em três eventos realizados pela Univates ao longo do ano: a 7ª Feira de Ciências da Univates, a 9ª Olimpíada de Informática da Univates (Olinfu) e a 20ª Olimpíada Matemática da Univates (OMU). A cerimônia tripla de premiação reuniu alunos, professores, pais, comunidade escolar e representações do setor de educação da região no auditório do Prédio 7 da Universidade. Em sua fala, o vice-reitor e pró-reitor de Ensino da Instituição, Carlos Cyrne, parabenizou os jovens participantes e salientou a importância da família para a excelência no ensino.

As escolas da região são reflexo do que nós fizemos aqui, assim como nós somos um espelho do que é feito na sociedade. São instituições que andam lado a lado e se complementam em suas atividades
Carlos Cyrne, vice-reitor e pró-reitor de Ensino da Univates

Artur Dullius

A cerimônia de premiação teve início com a indicação dos destaques da 7ª Feira de Ciências: descobrindo talentos para a pesquisa. O evento, realizado nos dias 3 e 4 de outubro, contou com a apresentação de 76 projetos, divididos em três níveis de ensino (Fundamental, Médio e Técnico). Participaram 26 escolas e 212 estudantes de 11 municípios do Vale do Taquari e arredores.

Na sequência ocorreu a cerimônia da 9ª Olinfu, realizada no dia 4 de outubro. O evento movimentou alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e dos três anos do Ensino Médio dos Vales do Taquari e Rio Pardo. A atividade faz parte do projeto de extensão Tecnologias Multidisciplinares Aplicadas (Tema).

Por fim, foi realizada a entrega da premiação para os destaques da 20ª OMU, que foi realizada em 22 de setembro e envolveu alunos do 5º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Participaram da olimpíada mais de 2,2 mil estudantes de 73 escolas de 25 municípios. Receberam medalhas os classificados em 1º, 2º e 3º lugar em cada nível e houve menção honrosa a cada uma das escolas participantes.