Professor aborda uso das tecnologias nas forças armadas em tese de doutorado

Postado em 04/12/2017 08h49min e atualizado em 04/12/2017 11h58min

Por Artur Dullius

Os efeitos da utilização de sistemas militares robóticos nas forças armadas foram abordados na tese de doutorado do professor Thiago Borne. Docente do Curso de Relações Internacionais da Univates, Borne agora é doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Artur Dullius

O trabalho, intitulado “Tecnologia, Guerra e Capacidades Militares: Sistemas robóticos e desenho de força no século XXI” busca compreender a relação entre guerra e tecnologia na Era Digital, além de verificar de que forma as forças armadas lidam com a incorporação de sistemas robóticos na atualidade. Para tanto, o trabalho utiliza um modelo desenvolvido para auxiliar no planejamento e na análise de capacidades militares conhecido como “desenho de força”.

Segundo dados do estudo, apenas nos Estados Unidos, mais de trinta sistemas estão em desenvolvimento e/ou em operação neste momento. Além disso, estima-se que o país detenha mais de vinte mil robôs capazes de operar em terra, no mar e no ar.

Escolhi o tema por acreditar na centralidade que robôs terão nos conflitos armados do século XXI. Essa centralidade já pode ser observada hoje, por exemplo, no emprego de sistemas aéreos não-tripulados - popularmente conhecidos como drones - pelos Estados Unidos na Guerra ao Terror. No futuro, cada vez mais países terão acesso a essa tecnologia. Por isso, é importante compreender os seus impactos sobre o fazer da guerra e sobre as instituições militares em geral
Thiago Borne, docente do Curso de Relações Internacionais da Univates

A defesa da tese aconteceu no mês de agosto e conforme Borne marcou o fim de um ciclo de praticamente uma década de estudos dedicados às relações internacionais e de amadurecimento pessoal. “Fiquei muito contente com o resultado da pesquisa e espero poder divulgá-la para a comunidade acadêmica e demais interessados em breve”, concluiu. O trabalho está disponível no site ufrgs.academia.edu/ThiagoBorne.