Em trabalho conjunto, estudantes e comunidade produzem documentários

Postado em 01/12/2017 11h13min e atualizado em 01/12/2017 11h23min

Por Artur Dullius

Na próxima segunda-feira, dia 4, a Univates, por meio do curso de Jornalismo, realiza o "Cinema Comunitário: intervenções a partir da relação ensino-extensão". A atividade, que acontece no auditório do Prédio 11, apresenta materiais audiovisuais criados durante intervenções realizadas por alunos da disciplina de Oficina de Jornalismo em Comunidades.

A partir das 19h10min estudantes, professores e comunidade interessada poderão acompanhar a exibição de quatro audiovisuais que exploram o gênero documentário, elaborados com base nos quatro elementos da natureza (terra, ar, fogo e água). O elemento terra é registrado sob o olhar dos haitianos, o ar é o tema explorado por malabaristas, o fogo, retratado por professores do ensino

básico e a água é o assunto abordado por um grupo de crianças. A experiência envolveu 21 alunos de Jornalismo em final de curso.

Segundo a professora da disciplina, Jane Mazzarino, as atividades uniram os conceitos  de ensino, extensão e pesquisa, trabalhados a partir de intervenções na comunidade. "A ideia era que fossem exploradas as estratégias educomunicativas e a apropriação das tecnologias de comunicação, por meio da produção de audiovisual documental, a fim de retratar a relação de grupos sociais com os elementos da natureza", explica Jane. A atividade envolveu, além do curso de Jornalismo, o projeto de extensão Interfaces e o grupo de pesquisa Ceami, que analisará o processo.