Mostra Regional do Programa União Faz a Vida apresenta projetos escolares de Encantado, Anta Gorda e Putinga

Postado em 01/12/2017 10h09min e atualizado em 01/12/2017 11h03min

Por Elise Bozzetto

Participantes também puderam conhecer os trabalhos desenvolvidos a partir dos projetos realizados em 2017

Divulgação

Objetivando construir e promover a vivência de atitudes e valores de cooperação e cidadania por meio de práticas de educação cooperativa, o Sicredi desenvolve, em parceria com a Univates e as Secretarias de Educação da região, o Programa União Faz a Vida.

Neste ano, o programa completa 19 anos de implantação e está inserido nos municípios de Anta Gorda, Encantado e Putinga. Somente em 2017, levou conhecimento a mais de 1,4 mil alunos, 186 educadores e 24 escolas.

Municípios apresentaram os projetos desenvolvidos ao longo de 2017 nas escolas participantes do programa. Na foto, estudantes e educadores de Putinga

Divulgação

Nestas quase duas décadas de atuação regional, o União Faz a Vida já contribuiu tanto para a formação de professores quanto para a realização de projetos desenvolvidos com a participação dos alunos, como, por exemplo, as 28 iniciativas apresentadas na Mostra Regional, que ocorreu na noite da última sexta-feira, dia 24 de novembro, na sede do Sicredi em Encantado.

Antes das apresentações, o presidente da Instituição Financeira Cooperativa, Ricardo Cé, parabenizou as escolas pela participação no evento e destacou a importância da educação e dos professores para o futuro da região.

Representantes dos educadores de Anta Gorda apresentaram as iniciativas promovidas no município por meio do Programa União Faz a Vida

Divulgação

Coordenadora da Assessoria Pedagógica Externa da Univates, Grasiela Kieling Bublitz destacou a importância de compartilhar os projetos com todos e de

Divulgação

Em nome de todos os envolvidos nos projetos, as representantes das assessorias pedagógicas externas, Grasiela Kieling Bublitz, da Univates, e Elisabeth Garcia Costa, da Costa & Costa Consultoria, enfatizaram a importância da parceria em prol da educação. “É com muita alegria que podemos ver esses trabalhos desenvolvidos e hoje é um dia muito especial, pois estamos compartilhando com todos o que está sendo feito nas escolas”, afirmou Grasiela.

Elisabeth também falou da relevância do programa para as escolas, os alunos e a comunidade. “Nesta Mostra está uma história de profissionais de educação, alunos e de um município. O União Faz a Vida trabalha com o conhecimento, mas trabalha muito mais com a criatividade e é isso que estamos vendo nos trabalhos expostos”, disse.

Representantes do Projeto Líderes de Turma, iniciativa realizada em Encantado, apresentaram ao público o trabalho desenvolvido ao longo do ano

Divulgação

O evento iniciou no auditório com a apresentação dos projetos desenvolvidos nas escolas neste ano, em que cada município usou sua criatividade, realizando explanações, exibição de vídeos, músicas, entre outros.

Após a apresentação realizou-se palestra com Jorge Trevisol. Com formação em filosofia, teologia e psicologia, ele abordou o tema “Educação: um caminho a partir da interioridade humana”.

Ao final da palestra, os participantes puderam visitar a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes e professores a partir dos projetos realizados em 2017.