Univates lança novas formas de pagamento para calouros

Postado em 30/11/2017 09h49min e atualizado em 30/11/2017 16h26min

Por Nicole Morás

Artur Dullius

A Universidade do Vale do Taquari lançou, nesta quarta-feira, 29, novas formas de pagamento para ingressantes do semestre 2018A em cursos de bacharelados, tecnológicos e técnicos. As novas alternativas são lançadas concomitantemente à nova estrutura curricular, que possibilita mais autonomia ao estudante e facilita a integralização do currículo. A partir de agora, o estudante terá quatro opções para pagamento, podendo planejar a realização das disciplinas e sua vida financeira.

Além do pagamento por carga horária contratada, como já ocorria, pelo Credivates 2.0 o ingressante terá três opções de parcelamento com valor fixo de parcela do início ao fim do curso, sobre o qual irá incidir apenas o reajuste anual do valor das mensalidades da Univates. Para o curso de Administração, por exemplo, o estudante poderá optar pelo pagamento da carga horária contratada com parcelamento em 48x, 72x ou 96x.

De acordo com o pró-reitor administrativo, Oto Roberto Moerschbaecher, com essa mudança, o estudante terá uma estimativa de valor do início ao final do curso e poderá cursar quantas disciplinas quiser dentre aquelas oferecidas pela Instituição no semestre. “Se o estudante quiser cursar as disciplinas em menos tempo do que o pagamento contratado, ele irá se formar e continuar o pagamento até a quitação do valor total do curso contratado. Por outro lado, caso o aluno opte pelo pagamento em 48 meses e demore mais do que esse tempo para cursar as disciplinas, ele não terá custos adicionais”, explicou.

Moerschbaecher acrescenta que essa nova proposta foi apresentada após um extenso estudo da Instituição com o objetivo de oferecer aos estudantes alternativas a outras modalidades de financiamento,como o Fies. “Pelo que temos visto, o Fies se torna cada vez menos vantajoso para o estudante e para a Instituição. Hoje um estudante de bacharelado sem financiamento paga o curso em 72 meses, em média, e obtém o diploma em 72 meses.Com a nova modalidade, ele poderá fazer as disciplinas e obter o diploma em 48 meses e fazer o pagamento em 72 parcelas. Nessa escolha, por exemplo, o aluno conclui o curso antes e tem o prazo de pagamento estendido”, explica ele.

Bolsa Licenciatura

Com a proximidade das comemorações dos 50 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari e pelo curso de Letras, licenciatura, ter sido o primeiro curso da Instituição, além do compromisso da Instituição com a educação da região do Vale do Taquari, a Univates lançou também a Bolsa Licenciatura, na qual as mensalidades passam a ter valor fixo, sendo indiferente o número de disciplinas cursadas no semestre. Para o ingressante de 2018A, por exemplo, a mensalidade será de R$ 893,00 para pagamento até a data do vencimento. Pela nova modalidade, o valor será pago apenas no período em que o aluno estiver cursando, ou seja, caso as disciplinas sejam finalizadas em 60 meses, o estudante paga 60 mensalidades; caso o currículo seja integralizado em 96 vezes, o estudante paga o valor fixo nas 96 mensalidades respectivas. Os alunos vinculados às matrizes curriculares em andamento poderão solicitar a adesão à Bolsa Licenciatura Univates sem necessidade de mudança de matriz curricular.

Credivates 1.0 será mantido para estudantes já matriculados

Para os estudantes que ingressaram na Univates antes de 2018A, será mantido o Credivates 1.0, que permite o adiamento do pagamento para depois da conclusão do curso - no máximo 50% da semestralidade contratada pelo aluno. Por semestre/ano serão oferecidas 100 vagas para esta modalidade, conforme edital de seleção específico.

Mais informações sobre todas as formas de pagamento podem ser obtidas no link www.univates.br/financiamentos.