Gratuitos e abertos ao público, eventos culturais movimentam a Univates

Postado em 20/11/2017 13h41min e atualizado em 20/11/2017 14h00min

Por Ana Amélia Ritt

A 10ª Mostra de Dança Univates ocorre nos dias 24 e 25 de novembro no Teatro da Universidade, em Lajeado. O evento, gratuito e aberto ao público, exibe as diferentes culturas que formaram a região por meio de apresentações artísticas de crianças, jovens e adultos. No palco, coreografias contemporâneas e de antepassados, promovem a troca de experiências e a integração de culturas.

Confira a programação:

Marcelo Cabreira

24/11 - sexta-feira - 19h30min às 22h30min:

Apresentação da categoria infantil (até 12 anos de idade)

Abertura do evento:
Espetáculo “Guia improvável para corpos mutantes”:
O espetáculo foi inspirado na habilidade das crianças de pensar o corpo e reinventá-lo, tanto ao representá-lo em desenhos e esculturas quanto ao brincar, facilmente mudando de identidade, de tamanho e de forma. Essa capacidade foi ponto de partida para a apresentação que busca jogar com os sentidos possíveis e criar um universo imaginário e lúdico para o corpo que dança. Seguindo esse caminho, criaram-se artifícios para assumir outros rostos, para reconfigurar o corpo, para mover-se de maneira diferente. O tema é bastante presente no universo infantil e caro ao grupo, artística e filosoficamente: o corpo com possibilidade de se reinventar.

25/11 - sábado - 18h30min às 22h30min:

Apresentação da categoria juvenil/adulto (a partir de 13 anos)

Encerramento do evento:
Espetáculo "Mães cujos filhos são peixes", do coletivo Negressencia:
O Projeto Negressencia aborda o processo criativo em dança negra, possibilitando o reencontro das bailarinas com seus ancestrais, tornando possível dançar com elas e se envolver com a história de outras mulheres negras do Rio Grande do Sul. Discursos sobre suas trajetórias são reelaborados artisticamente, propondo-se a falar do nosso Estado a partir da presença dessas mulheres negras. O espetáculo Negressencia "Mulheres cujos filhos são peixes" é um repete de dança negra contemporânea, pensado por corpos negros em movimento.

Mais informações sobre a atividade podem ser conferidas com o setor de Cultura e Eventos pelo e-mail cultura@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5946.

Mais cultura regional

Além da 10ª Mostra de Dança, a Univates realiza, nos dias 24, 25 e 26, a Ciranda Cultural. O evento traz a cada dia, por meio de danças, palestras, oficinas, músicas, exposições, mostra gastronômica e literária, uma cultura diferente. O projeto está sendo realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura, Pró-cultura RS e conta com 60 atividades gratuitas. Confira:

24/11 - sexta-feira: Folclore Alemão
Local: Centro Administrativo de Teutônia

25/11 - sábado: Folclore Italiano
Local: Centro Cultural Univates

Gabriela Longo

26/11 - domingo: Tradição Gaúcha
Local: Centro Cultural Univates

A programação do evento pode ser conferida em www.univates.br/cirandacultural.

Estas são duas das atrações da programação de Fim de Ano da Univates. As atividades programadas ocorrem de 19 de novembro a 15 de dezembro, em diversos pontos do campus. A relação completa com todas as atividades previstas pode ser conferida clicando aqui.