A pesquisa como forma de conexão com o mundo

Postado em 20/11/2017 09h29min e atualizado em 20/11/2017 09h37min

Por Artur Dullius

Artur Dullius

A estudante do último semestre de Engenharia Civil da Univates Dantara Lerin teve seu artigo aprovado para participação no 3º Congresso Luso-Brasileiro de Materiais de Construção Sustentáveis. O evento acontece de 14 a 16 de fevereiro de 2018 na cidade de Coimbra, em Portugal. Lá, a estudante de Guaporé, acompanhada por seu professor orientador, Rodrigo Spinelli, apresentará um estudo relacionado ao isolamento térmico de edificações com placas de revestimento de fachada com isolamento a vácuo.

O estudo é desenvolvido com a pesquisa de tese de doutorado do professor no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento da Univates e busca a utilização de materiais inovadores, naturais e sustentáveis, voltados para a eficiência energética de edificações. Segundo a acadêmica, esta é a primeira vez que ela participa de um evento desse porte.

Não acreditei. É gratificante e dá um gás para encarar esses momentos finais do curso. Uma forma de reconhecimento de todo um trabalho
Dantara Lerin, acadêmica de Engenharia Civil

Para o professor, é de extrema importância a participação dos estudantes em congressos internacionais. Segundo Spinelli, a expectativa é que iniciativas como essa possam incentivar mais alunos a participarem. “Tem que se lançar. É conhecimento gerado também na graduação, e ele precisa ser compartilhado. É uma forma de evoluir nas pesquisas”, diz ele.

Divulgação

O congresso apresenta pesquisas desenvolvidas na área, dentro da relação Brasil e Portugal. Conforme o orientador, em Portugal as pesquisas estão mais avançadas em relação a materiais naturais e inovadores, o que pode ser visto como uma forma de complemento aos estudos realizados no Brasil. “Atualmente as edificações são responsáveis por mais de 50% do consumo energético no mundo. Então buscamos alternativas que possam diminuir o consumo energético pelos sistemas artificiais, melhorando o conforto ambiental dos usuários”, explica Spinelli.