V Technology Day tem desafios que unem conhecimento e prática

Postado em 06/10/2017 22h

Por Nicole Morás

Por meio de atividades lúdicas, o conhecimento científico e tecnológico foi aplicado em quatro desafios que compõem o V Technology Day, um evento integrador que reuniu estudantes de graduação e de Ensino Médio na noite desta sexta-feira, 6, no Ginásio de Arena do Complexo Esportivo da Univates, em mais uma noite da programação do 11º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari (CCTEC). A atividade, promovida pelo Projeto de Extensão Tecnologias Multidisciplinares Aplicada (Tema), reuniu 68 equipes e cerca de 350 estudantes.

O V Technology Day é composto pela V Competição de Pontes de Espaguetes; o V Desafio de Desenvolvimento de Produto; o I Aparato de Proteção ao Ovo (APO) e o X Campeonato de Robótica, do qual participaram os estudantes de Ensino Médio Gabriel Lutz e Renan W. Ruschel, do Colégio Martin Luther, de Estrela. Eles participaram de oficinas sobre robótica e levaram cerca de uma semana para montar o robô. “Descobrimos que não podemos confiar nos sensores”, brincaram eles, que pretendem fazer um curso superior na área.

Por outro lado, na plateia, o pequeno João Felipe Delfino ficou encantado pelo X Campeonato de Robótica, no qual robôs precisavam percorrer um caminho e protagonizaram uma luta de sumô. João, que gosta de montar quebra-cabeças, também se divertiu com os carrinhos projetados pelos estudantes para o V Desafio de Desenvolvimento de Produto. Ele veio ao evento acompanhado da mãe, Daniele Oliveira, que é diplomada em Administração pela Univates. “Quando estudei aqui não havia o Complexo Esportivo ainda e estou encantada. Nos mudamos em janeiro para Lajeado e frequentamos a Instituição sempre que possível. Acho interessante os eventos que movimentam a comunidade e unem a parte intelectual e o conhecimento, pois despertam o interesse”, afirmou ela.

Com 14 equipes inscritas, o V Desafio de Desenvolvimento de Produto foi o primeiro a encerrar as atividades da noite, com premiação para o grupo que percorreu em pouco mais de 59 segundos um percurso com obstáculos com o carrinho de papelão. Formada pelos estudantes de Engenharia Mecânica Neide Brumelhaus, Guilherme Rambo, Daniel Benvenutti e Rodrigo Wommer, além do aluno de Ensino Médio Gustavo Wommer, a equipe ingressou na competição motivada pelo professor Carlos Henrique Lagemann na disciplina de Gestão de Projetos. ‘A ideia era participar, mas quando fizemos o teste com o carrinho ficamos confiantes”, afirmou Brumelhaus. Rambo completou que a atividade deu bastante trabalho, mas foi gratificante pelo grupo poder aplicar o conhecimento e colocar o projeto em prática.

11º CCTEC
Em sua décima primeira edição, o Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari (CCTEC) foi realizado de 2 a 7 de outubro, na Univates, com uma programação que reúne dez eventos: XII Workshop de Engenharia e Tecnologia - WET, VI Semana Acadêmica da Computação e Informática, XIII Semana Acadêmica das Engenharias, VIII Semana Acadêmica da Química e Alimentos, XIV Semana Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo, V Technology Day ; 7ª Feira de Ciências; IX Olimpíada de Informática da Univates; XI Seminário de Andamento dos Trabalhos de Conclusão dos Cursos do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas e X Seminário Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial - SEEMI. A programação segue no sábado com o Campeonato de Futsal do CETEC. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cctec@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5227.

Conheça os desafios do V Technology Day

X Campeonato de Robótica:  Integrada ao Projeto de Extensão TEMA - Tecnologias Multidisciplinares Aplicada como uma das áreas conhecimento, busca divulgar o uso da robótica para escolas de Ensino Fundamental e Médio. É composto pelo “Sumô de robôs”, em que robôs duelam entre si, em combates aos pares, buscando derrotar seus oponentes; e pela Estratégia, em que os robôs devem percorrer um caminho determinado, passando por obstáculos e cumprindo tarefas

V Competição de Pontes de Espaguetes: Esta competição tem por objetivo a análise estrutural, o projeto, a construção e o ensaio destrutivo de uma ponte treliçada feita com fios de espaguete e colas epóxi, respeitando o regulamento descrito a seguir. A ponte deve ser capaz de vencer um vão livre de 1 m, com peso não superior a 900 g. A construção da ponte deverá ser precedida da análise de algumas opções de tipos de treliças e do projeto da mesma, com estimativa de carga de colapso e local de ruptura.

V Desafio de Desenvolvimento de Produto: O desafio para os estudantes é projetar produtos inovadores com materiais e formas não convencionais, a fim de desenvolver a habilidade de desenvolvimento de produtos desde o conceito inicial, sugerindo a utilização de ferramentas de desenho do produto, escolha do processo de fabricação coerente com o custo, montagem e testes práticos, a partir de uma demanda prática do mercado consumidor identificada. O produto realizado foi um carrinho de mão feito de papelão que pudesse ser utilizado em obras.

I Aparato de Proteção ao Ovo (APO): tem como objetivo testar a capacidade dos competidores no desenvolvimento de elementos estruturais que resistam a cargas dinâmicas, tirando o máximo proveito das propriedades do concreto armado. No caso, o desafio proposto é projetar e construir um pórtico em concreto.

Texto: Nicole Morás

X Campeonato de Robótica