InovaTecnovates reúne pesquisadores e empresas

Postado em 05/10/2017 16h48min

Por Artur Dullius

O Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) realiza, nesta quinta-feira, dia 5, a segunda edição do InovaTecnovates. O evento, que teve início em 2016, busca aproximar pesquisadores do parque e empresas da região. A programação teve início às 14h com a palestra “Perspectivas para inovação na pós-graduação”, proferida pelos doutores Odorico Konrad, Juarez Ferla e João Henriques.

Em sua fala Konrad salientou o interesse das empresas em conhecer possibilidades de reutilização para os resíduos gerados em seus processos de produção. “Nós, enquanto pesquisadores, temos o dever de apresentar os resultados possíveis e mostrar o quanto isso é seguro”, garante. Além disso, o professor da Univates também falou sobre os resultados obtidos em uma pesquisa realizada na Instituição, que trabalha com purificação do biogás. “A partir deste trabalho identificamos o mais novo combustível veicular do país: o biometano”, lembrou Konrad.

Na sequência foram realizadas as apresentações das empresas incubadas na Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates) e dos novos cursos de graduação da Instituição para 2018, além da palestra “Inovação para empresas do Tecnovates/Região” com a gestora da Inovates, Cíntia Agostini, e uma oficina de design thinking.

O evento contou com a presença de empresários de parceiras do Tecnovates, pesquisadores, alunos e da comunidade em geral. O InovaTecnovates tem o apoio da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e da Câmara de Indústria, Comércio e Serviço do Vale do Taquari (CIC). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5872.

Texto: Artur Dullius
Konrad salientou o interesse das empresas na reutilização dos resíduos gerados