Aprender Experimentando Júnior desperta espírito científico

Postado em 04/10/2017 14h41min

Por Nicole Morás

Até a próxima sexta-feira, dia 6, cerca de 900 crianças de 13 escolas de Arroio do Meio, Estrela, Guaporé, Lajeado e Taquari participam da segunda edição do Aprender Experimentando Júnior, uma iniciativa que busca despertar o espírito científico em estudantes do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental por meio da participação em atividades práticas na área de Ciências Exatas.

Em algumas salas do Prédio 8, os participantes podem manipular, observar, analisar, explicar, interpretar e prever resultados relacionados a 30 experimentos de Química, Física e Matemática. Há simulação de atividade vulcânica por meio da combinação de elementos químicos, realização de desafios matemáticos e atividades com ímãs. Na sala 313, a sala é chamada de “Descubra a Luz”, os pequenos estudantes assistiram a uma simulação de fogos de artifício com diferentes cores de acordo com o corante utilizado.

Na mesma sala, Erick Silva, do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Jorge Schmidt, de Estrela, descobriu os efeitos de um prisma revestido de espelhos que o refletiram múltiplas vezes. “Eu gosto de experimentos, mas nunca tinha me visto assim. Lá em casa não há tantos espelhos”, afirmou ele.

Acompanhando a turma do 1º ano da mesma escola, a professora Maria de Lourdes Petter e a estagiária Manoela Gomes dos Santos conheceram a atividade em uma formação em matemática para docentes da qual participaram, promovida pelo Observatório de Educação. “Percebemos que os alunos estão muito curiosos e encantados com a possibilidade de tocar em diversos experimentos”, afirmaram elas.

Até o dia 6, as atividades ocorrem em dois turnos, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min. O evento é realizado pelo projeto de pesquisa Tendências no Ensino e pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação – Propex, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto TIM. Mais informações podem ser conferidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5413.

Texto: Nicole Morás

Nicole Morás

Erick Silva, aluno do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Jorge Schmidt, de Estrela.