7ª Feira de Ciências movimenta escolas do Estado

Postado em 04/10/2017 14h01min

Por Artur Dullius

O Complexo Esportivo da Univates recebe a 7ª Feira de Ciências Univates: Descobrindo Talentos para a Pesquisa. A programação iniciou na tarde da última terça-feira, dia 03, e segue até as 17h desta quarta, dia 04. Neste ano são 76 trabalhos expostos e 212 estudantes de Ensinos Fundamental, Médio e Técnico envolvidos, contando também com a exibição do planetário móvel da Univates e do Projeto Baja.

Entre os alunos estão Nicole Grahl e Kauana de Lima, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Adélia Corbellini, de Sério. As jovens estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental participam pela primeira vez da feira e apresentam um livro de receitas com alimentos produzidos a partir da banana. “Escolhemos esse tema porque, depois de uma pesquisa, verificamos que a banana é o alimento mais encontrado na casa dos estudantes. Transformando-a em outras substâncias, como farinha e biomassa, podemos fazer pães e até brigadeiro”, explicam.

No total, 26 escolas de 11 municípios dos Vales do Taquari e Rio Pardo e da Serra Gaúcha participam do evento. Da cidade de Travesseiro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Pretto está representada pelas estudantes Julya Delazeri e Mayara Ahne. “Onde nós moramos a agricultura é muito forte, então é comum encontrarmos galinhas. Por isso, fizemos uma chocadeira caseira, que auxilia na incubação dos ovos”, contam. Com o conhecimento na ponta língua, as jovens destacam a importância de cada cuidado técnico envolvido para que o processo seja eficiente.

Os três melhores projetos em cada categoria de ensino (Fundamental, Médio e Técnico) receberão menção honrosa. Já os trabalhos classificados em primeiro lugar geral nas categorias Médio ou Técnico poderão apresentar seu experimento na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – Mostratec 2018, na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.

Texto: Artur Dullius

Artur Dullius

Kauana e Nicole com a professora acompanhante

Julya e Mayara