Último dia para votar no Somos Participação, Somos Univates

Postado em 04/10/2017 13h56min

Por Nicole Morás

Até esta quarta-feira, dia 4, a comunidade acadêmica da Universidade do Vale do Taquari - Univates pode votar nas propostas finalistas do programa Somos Participação, Somos Univates, que teve como objetivo promover a participação ativa e construtiva de estudantes e funcionários por meio do recebimento de propostas de investimentos, programas ou inovações em qualquer área ou espaço da Univates.

Das 33 propostas inscritas, a Reitoria da Instituição selecionou seis que envolvem o maior número de membros da comunidade acadêmica e que são exequíveis por questões técnicas e orçamentárias. Após a votação de estudantes, professores e funcionários técnico-administrativos, as sugestões com maior número de votos voltam para análise definitiva da Reitoria. A votação pode ser feita por meio do site www.univates.br/somosparticipacao.

Confira as propostas selecionadas:

- Protetores de silicone nas cadeiras das salas de aula - A proposta sugere a colocação de protetores de silicone nos pés das cadeiras das salas de aula da Instituição com o objetivo de evitar ruídos ao arrastá-las.

- Coletivo de artes, cultura e cidadania - Propõe a criação de um momento para a comunidade acadêmica participar e protagonizar manifestações de teatro, música, artes, literatura e dança nos espaços da Univates, com auxílio de tutores das áreas.

- Implantação de painéis de geração de energia no chão, em locais de maior circulação - Sugere a implantação de piezoelétricos no chão, que transformam a energia mecânica em energia elétrica por meio das pisadas. A colocação dos piezoelétricos contribui para a geração de energia limpa e sustentável.

- Univates Green Power - A proposta sugere a implantação de sistemas fotovoltaicos para geração de energia sustentável em pontos do campus.

- Desafio Duathlon Univates - Propõe a realização de uma prova de duathlon (corrida e ciclismo) no campus da Univates.

- Campeonato de jogos eletrônicos - A ideia incentiva a realização de campeonatos de jogos eletrônicos (FIFA, Dota 2, CS GO). O aluno, dependendo do jogo, se inscreve individualmente ou em equipe e a Univates se responsabiliza pelo espaço, internet e premiações para os vencedores.

Os objetivos do Programa Somos Participação, Somos Univates são:
- Promover a participação ativa e construtiva da comunidade acadêmica;
- Contribuir para a modernização dos mecanismos de gestão institucional;
- Ampliar a transparência do orçamento institucional e o nível de responsabilização e engajamento da comunidade acadêmica;
- Conhecer as aspirações da comunidade acadêmica relativas a investimentos na Instituição e responder a elas;
- Servir de aprendizado de cidadania, participação e exercício da democracia.

Texto: Nicole Morás

Lucas George Wendt