Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Quinta é dia de feira

Postado em 03/10/2017 09h38min

Por Ana Amélia Ritt

Na próxima quinta-feira, dia 5, a Univates recebe a Feira Regional de Agricultores Familiares Agroecologistas. A primeira edição da atividade ocorre entre os Prédios 3 e 7 da Instituição e conta com a participação do Grupo dos Agricultores Ecologistas de Forqueta, da  Organização de Controle Social (OCS) Defensores da Natureza, da OCS Orgânicos do Vale e do Grupo Ecológico Mãos na Terra. No mês de outubro poderão ser encontrados pepino, morango, alface, rúcula, couve, couve-flor, repolho, brócolis,  beterraba, espinafre, agrião, alho poró, temperos e chás.
 
A Feira ocorrerá na primeira e na terceira quinta-feira de cada mês, das 17h às 20h, no campus de Lajeado. Na oportunidade poderão ser adquiridos produtos orgânicos, de origem conhecida e com qualidade comprovada por Organismos de Avaliação de Conformidade (OAC).
 
Conforme um dos idealizadores da ideia, professor Marlon Dalmoro, a agroecologia é um modelo de produção de alimentos mais sustentável, porém, por ter particularidades em relação à agricultura convencional (como a produção em menor escala), os produtos agroecológicos encontram barreiras para chegar aos consumidores por meio de canais de venda tradicionais, o que torna as feiras de produtos ecológicos uma boa opção. “A universidade pode contribuir por dispor de espaço físico, profissionais com conhecimento sobre agroecologia e alunos e funcionários conscientes dos benefícios que os produtos agroecológicos proporcionam para a saúde e para a meio ambiente”, afirma ao destacar que a realização da Feira na Univates facilita a troca de técnicas e incentiva as produções sustentáveis.
 
O evento é realizado pela Diretoria de Inovação e Sustentabilidade (Dins) da Univates e possui o apoio da Articulação de Agroecologia do Vale do Taquari (Aavt). Conforme a bióloga da Dins, Cátia Viviane Gonçalves, a ideia surgiu em maio, quando em um evento interno foi oferecida uma oficina de hortas urbanas integrada a um piquenique. “A participação da comunidade externa e de alunos foi além das expectativas. Naquele momento fomos provocados com a possibilidade de fazermos uma feira regular no campus”, lembra Cátia, contando que reuniões são realizadas desde maio com produtores, consumidores e Emater.
 
Mais informações pelo e-mail quintatemfeira@univates.br.
 
Texto: Ana Amélia Ritt

Gabriela Quevedo

Notícias Relacionadas