Uma década de arte e expressão corporal

Postado em 03/10/2017 09h30min

Por Ana Amélia Ritt

Há 10 anos a Mostra de Dança Univates reúne crianças, jovens e adultos para se apresentarem e compartilharem arte na região do Vale do Taquari. Voltada a escolas ou grupos de dança, a mostra recebe até o dia 16 de outubro as inscrições de interessados em se apresentar. O evento, gratuito e aberto ao público, ocorre nos dias 24 e 25 de novembro.

No evento, as diferentes culturas que formam a região estarão representadas no palco. Por meio de danças trazidas pelos antepassados colonizadores do Vale, assim como pelas coreografias contemporâneas, haverá a troca de experiências e integração.

Desde a primeira edição Patrícia Lauxen Loeblein participa da Mostra de Dança Univates. Professora, coreógrafa e bailarina, Patrícia inscreverá cerca de 100 alunos, de 5 a 60 anos, do Grupo de Dança Corpo em Movimento, de Cruzeiro do Sul. “Acredito que seja um evento que promove e incentiva a arte da dança na região já que é gratuito e de acesso a todos”, afirma. Sobre a preparação, a professora conta que as turmas trabalham suas composições coreográficas durante todo o ano em conjunto com outras atividades que desenvolvem aspectos cognitivos, físicos e sociais.

A Mostra de Dança Univates conta com duas categorias: Infantil (até 12 anos de idade) e Juvenil/Adulto (a partir de 13 anos), que irão se apresentar respectivamente nos dias 24, das 19h30min às 22h30min e 25 de novembro, das 18h30min às 22h30min. Conforme Patrícia, os alunos adoram participar do evento. “Ainda mais agora, que acontece no Teatro Univates. Eles ficam deslumbrados com o palco, com os camarins e com toda a estrutura. Sentem-se valorizados como artistas de dança”, diz, destacando que seus alunos também participam de outros festivais e eventos.

Grupos e escolas de dança que queiram participar da 10ª Mostra de Dança Univates devem realizar inscrição pelo site www.univates.br/sistemas/inscricoes/processo-1399. Devem ser anexados à inscrição a ficha de inscrição preenchida, o arquivo contendo as trilhas sonoras das apresentações e o comprovante de pagamento. A taxa é de R$ 60,00 por professor/coreógrafo e por categoria de inscrição.

Mais informações sobre a atividade podem ser conferidas com o Setor de Cultura e Eventos pelo e-mail cultura@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5946

Texto: Ana Amélia Ritt
Escolas ou grupos de dança interessados em se apresentar na 10ª Mostra de Dança devem se inscrever até 16 de outubro.

Suzane Luise Pereira

Lucas George Wendt