Lata velha: projeto social inicia revitalização de veículo

Postado em 03/10/2017 09h04min

Por -

Utilizar os conhecimentos técnico-científicos para melhorar a qualidade de vida da população é o principal objetivo que move um grupo de estudantes dos cursos Técnicos em Comunicação Visual, em Manutenção Automotiva e em Vendas da Univates. Os três cursos, desde julho, desenvolvem um trabalho interdisciplinar para atender as demandas de comunicação e reforma veicular do Lar de Idosos Santa Rita, de Guaporé. O Lar, que é comunitário e sobrevive de doações e aluguel de quartos, existe há 20 anos e atualmente atende a 15 idosos, muitos sem família e sem renda.

O projeto social, iniciado no segundo semestre de 2017, é resultado do artigo de final de curso da professora Elise Bozzetto no curso de Pós-Graduação em Docência Profissional. “A ideia inicial do projeto era reformar um veículo de uma entidade social utilizando os conhecimentos do Técnico em Comunicação Visual para a adesivagem, os do Técnico em Manutenção Automotiva para manutenção mecânica, elétrica e suspensão e do Técnico em Vendas para buscar parceiros que se engajassem no projeto como apoiadores. Mas, quando fomos conhecer a entidade, percebemos que as necessidades que eles tinham eram bem maiores e que poderíamos, por meio do voluntariado de nossos cursos, atender. Então a revisão mecânica do veículo é uma atividade entre várias ações que estão sendo feitas”, comenta Elise, que também coordena o Comunicação Visual.

Ações de diferentes cursos

O objetivo principal do projeto integrador é contemplar a aprendizagem por meio da prática. Os estudantes estão resolvendo de forma multidisciplinar e em equipe um problema real da entidade. Ficará a cargo do curso de Manutenção Automotiva os reparos e manutenção necessários em termos de motor, parte elétrica e suspensão do carro. Em julho, os alunos da disciplina de Manutenção de Motores (alunos formandos do curso) efetuaram um diagnóstico geral do veículo, revisaram e listaram as peças necessárias para o reparo.

Em seguida, os estudantes de Estratégias de Compras e Negociação, capitaneados pelo coordenador e professor do Técnico em Vendas, Cristiano André Both, buscaram parceiros para compra dos equipamentos e peças. As empresas que abraçaram o projeto foram a Auto Peças Zagonel e a Mondial veículos, que forneceram os produtos para o reparo. “A entidade vai receber um carro seguro e totalmente revisado. Se isso fosse feito em uma oficina, o custo de mão de obra e de peças giraria em torno de R$ 3.400,00 ”, comenta o coordenador do curso Técnico em Manutenção Automotiva, Edson Antenor Scheuermann. A empresa Mayerle, de Lajeado, também fornecerá a adesivagem do veículo.

Para o estudante do curso Técnico em Vendas, Alexandre Feraboli, participar da atividade está sendo gratificante. “Este projeto é uma ótima ideia da Univates em mostrar que está atenta às necessidades de nossa região, cumprindo com o seu papel de universidade comunitária. Eu diria que fazer parte de um projeto social, além de ser importante para o curso Técnico em Vendas, é muito mais importante o ato de solidariedade a quem precisa. Esse tipo de projeto possibilita um complemento à formação, ajudando a ver os aspectos humanos na formação profissional, que vai além de aprender técnicas de venda de produtos, resultando no crescimento pessoal”, enfatiza Feraboli.

Para Feraboli, o sentimento que fica é de gratidão. “Gratidão por ter participado desse projeto social, sabendo que, de certa forma, estamos ajudando a nossa região, ajudando o nosso povo e dando um pouco de retribuição para os idosos que já fizeram tanto por todos nós”, conclui.

Projeto prossegue

A cargo do Comunicação Visual ficará a criação de adesivagem do veículo com a identidade visual da entidade, além de fazer uma campanha completa de marketing para o Lar de Idosos. A campanha será apresentada ao cliente (presidente e corpo administrativo do Lar de Idosos) no dia 23 de outubro.

A partir da aprovação da campanha, novamente o Técnico em Vendas irá buscar parceiros para ajudar na impressão e adesivagem do material.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail elise@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7018.

Alunos do técnico em Manutenção Automotiva realizam revisão preventiva e corretiva do veículo