Congresso de tecnologia debate a formação profissional

Postado em 02/10/2017 21h40min

Por Ana Amélia Ritt

Em que momento se inicia a construção da carreira de um profissional de nível superior? Essa foi a principal reflexão da palestra de abertura do 11º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari (CCTEC), com a professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Nilza Zampieri. O evento é promovido pelo Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec) da Univates e conta com atividades durante toda a semana.

Com o tema “A formação profissional e a construção da carreira”, a doutora e presidente do Santa Maria Tecnoparque questionou sobre o papel dos estudantes diante da tecnologia e trouxe dados sobre a internet e inovação. “Todas as tecnologias que estão no mercado possuem um engenheiro por trás. Vocês são os responsáveis por trabalhar neste mundo tecnológico”, afirmou Nilza.

Conforme dados trazidos pela palestrante, em 2010 1,8 bilhão de pessoas estavam conectadas à internet. Em 2017, 3 bilhões. “Entre 2022 e 2025 será o mundo inteiro. Mais conexões, oportunidades e gênios”, completou destacando que os estudantes e futuros profissionais da área devem estar preparados para as novidades, mesmo que a dificuldade seja a rapidez com que isso ocorre.

Na oportunidade, a doutora também ressaltou a importância de rede de contatos e domínios culturais e tecnológicos do próprio país e também internacionalmente. Nilza trouxe características de empreendedores e enfatizou que se deve estar aberto a aprender permanentemente. “Vocês costumam verificar a data de validade do seu conhecimento?”, questionou ao público ressaltando que o papel da universidade é o de formar pensadores capazes de trazerem mudanças.

Semana cheia de programação

A programação do 11º CCTEC é composta por 23 palestras, 14 painéis, 23 minicursos, 20 oficinas e duas visitas técnicas.

Nas próximas terça e quarta-feira, dias 2 e 3, ocorre a Feira de Ciências. Cerca de 80 projeto de pesquisa serão apresentados por alunos da Educação Básica e do Ensino Técnico. O evento acontece no Complexo Esportivo da Univates. O horário de visitação para o público será na terça-feira das 14h30min às 20h30min e na quarta-feira das 8h30min às 11h30min e das 14h30min às 16h30min.

Na quarta-feira também ocorre a palestra “Indústria 4.0 - O que as empresas esperam de você nos próximos anos”, com Alexandre Carmo. O evento inicia às 19h15min, no auditório do Prédio 7 e aborda tendências tecnológicas e de carreira, falando sobre o conceito de Indústria 4.0; a era das máquinas; a 4ª Revolução Industrial; Internet das coisas; BigData; impressão 3D; pensamento sistêmico e sobre tomada de decisão baseada em dados.

Quinta-feira o destaque é o show de Duca Leindecker. O cantor e compositor apresenta-se no Teatro Univates, às 21h, tocando piano e violão e cantando as músicas das bandas Cidadão Quem e Pouca Vogal e do álbum “Voz, Violão & Batucada”, seu projeto solo.

Já na sexta-feira, dia 6, ocorre o V Technology Day, que se caracteriza como uma atividade integradora, lúdica e de aplicação dos conhecimentos científicos e tecnológicos voltada a estudantes de Ensino Médio e de graduação. Fazem parte desse evento o X Campeonato de Robótica, a V Competição de Pontes de Espaguetes, o V Desafio de Desenvolvimento de Produto e o I Aparato de Proteção ao Ovo (APO).

A programação completa pode ser conferida aqui. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cctec@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5227.

Texto: Ana Amélia Ritt
Professora Nilza Zampieri abriu a programação do 11º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari.