Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Cerimônia de Instalação marca transformação da Univates em universidade

Postado em 22/09/2017 21h31min

Por Nicole Morás

Histórica. Essa é a definição da noite desta sexta-feira, 22, na qual foi realizada a cerimônia de instalação da Universidade do Vale do Taquari - Univates, no Teatro Univates. O evento celebrou o momento mais importante dos quase 50 anos da Instituição e marcou a posse do Conselho de Curadores, Conselho de Administração, Conselho Universitário, Reitoria e Diretores.

Após composição da mesa oficial, a solenidade teve início com um minuto de silêncio em homenagem ao doutor Ney Santos Arruda, um dos precursores do Ensino Superior no Vale do Taquari, que faleceu no último dia 7. Em seguida, o presidente da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento (Fuvates), Carlos Cândido da Silva Cyrne empossou o mestre Ney José Lazzari como reitor da Univates. Já o vice-presidente da Fuvates, Oto Moerschbacher empossou Cyrne como vice-reitor da Univates, ao que procedeu-se à posse dos pró-reitores e dirigentes da Univates, bem como a nomeação dos conselhos que compõem a Univates e a Fuvates.

Em seguida, foi realizada uma homenagem aos pioneiros no sonho do que hoje é a Universidade do Vale do Taquari, entre eles a primeira turma de diplomados pela Univates, em 1972, no curso de Letras. Após um momento cultural, o membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação e reitor da Universidade Católica de Brasília, Gilberto Gonçalves Garcia, deu início aos discursos da noite, refletindo sobre o conceito de Universidade no país. "No Brasil, universidade é muito mais práxis do que conceito. Há muitas universidades que são constituídas como tal, mas não a são na prática. Há outras, porém que não possuem esse título, mas atuam como universidades na prática”, afirmou ele, referindo-se à falta de um plano nacional de educação quando do início de atividades de ensino superior no Brasil.

Segundo Garcia, na ocasião, ao invés de se refletir sobre o ser universidade importava mais refletir o que representa para a Univates ser universidade. “Como a Univates pode contribuir para o desenvolvimento da universidade brasileira?”, questionou ele, destacando a ousadia da Instituição em tornar-se universidade quando a maioria das instituições têm operado por uma lógica de mercado e optando por continuarem a ser centros universitários ao invés de investirem na qualidade. “A inserção social deve ser destaca, por isso, não abram mão desse papel, essa é a vocação de você”, finalizou ele.

Como presidente da Fuvates, Carlos Cândido da Silva Cyrne destacou a atuação coletiva para a realização da Univates enquanto universidade. “Somos referência de educação na região e no Estado do Rio Grande do Sul. E por que não se dizer do Brasil? Superamos diversos desafios e, com certeza, contribuímos para a transformação social, econômica e cultural do Vale do Taquari”, analisou ele.

Ao discursar, o reitor Ney José Lazzari afirmou que "estamos aqui hoje pois temos o apoio incondicional de todo um Vale e, mais do que isso, de um entorno que acredita na nossa qualidade”. Ele questionou aos convidados sobre o dia mais marcantes de suas vidas, comparando-os ao que representou esta sexta-feira para a Univates.

“Queremos construir um Vale mais próspero. Queremos contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, mais humana, mais ética, pautada na pluralidade, na liberdade e na autonomia intelectual. Por termos natureza comunitária, nossa essência é a da responsabilidade socioambiental, da autossustentabilidade, da transparência e do associativismo.  Renovamos hoje a missão que norteia a Univates”, proferiu ele, finalizando sua fala com a convicção de que “hoje é um dos dias mais importantes das nossas vidas e da história desta região. Estamos fazendo história”.

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, abriu seu discurso dizendo que naquele momento levava o abraço de felicitações de 80 mil lajeadenses e de 400 mil pessoas que residem no Vale do Taquari, enquanto vice-presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). “Precisamos destacar a parceria entre a Univates e o município ao longo dos anos e pelas mais diversas legislaturas. Estamos trabalhando para Lajeado ser referência em educação e o nosso primeiro parceiro nisso foi a Instituição, assim como buscamos novos modelos de atendimento em saúde e uma nova matriz econômica e isso sempre em parceria com a Univates, pois o poder público e a universidade caminham lado a lado”, argumentou ele.

Discursaram ainda a coordenadora da 3ª Coordenadoria de Educação, Greicy Weschenfelder; o presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), professor José Carlos Carles de Souza; e o presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC) e reitor da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira.
 
Para encerrar a solenidade, o reitor e o vice-reitor descerraram uma placa comemorativa que será afixada no Centro Cultural Univates. Confira aqui os conselheiros do Conselho de Curadores e Conselho de Administração da Fuvates.
 

Confira os pró-reitores e dirigentes nomeados:

Pró-reitores:
Pró-Reitoria de Ensino: Prof Dr. Carlos Cândido da Silva Cyrne
Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação: Profª Dra Maria Madalena Dullius
Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional: Profª Dra Júlia Elisabete Barden
Pró-Reitor Administrativo: Prof Me Oto Roberto Moerschbaecher

Diretores
Diretoria de Inovação e Sustentabilidade - Simone Stülp
Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas - Evania Schneider
Diretoria de Relações Internacionais - Viviane Bischoff
Diretor do Centro de Gestão Organizacional - CGO - Sandro Nero Faleiro
Diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais - CCHS - Fernanda Pinheiro Brod
Diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas - Cetec - Daniel Neutzling Lehn
Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS - Magali Teresinha Quevedo Grave
Diretor do Centro de Educação Profissional - CEP - Edí Fassini
 
Confira a galeria de fotos do evento aqui.

Texto: Nicole Morás

Gilberto Gonçalves Garcia

Nicole Morás

Posse do reitor Ney José Lazzari

Nicole Morás

Presidente da Fuvates e vice-reitor, Carlos Cândido da Silva Cyrne

Nicole Morás

Momento cultural

Nicole Morás

Nicole Morás

Homenagem ao doutor Ney Santos Arruda

Nicole Morás

Descerramento da placa comemorativa que será afixada no Centro Cultural Univates

Nicole Morás

Reitoria da Univates

Nicole Morás

Reitor Ney José Lazzari

Nicole Morás

Notícias Relacionadas