Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Sajur oferece apoio para famílias que lidam com divórcio

Postado em 23/08/2017 11h19min

Por Artur Dullius

Na atualidade observamos grande número de separações, divórcios e dissolução de relações. Encontros e desencontros fazem parte de nossas vidas. Quem já passou por um desses processos ou acompanhou alguém que tenha vivido a experiência sabe que nesses momentos nem sempre as decisões tomadas são as mais racionais. 
 
O término de uma relação pode envolver muito mais do que uma simples divisão de bens. Em alguns casos crianças e adolescentes passam a ser “objetos” de disputa entre pais e até mesmo outros familiares (tios, avós…). A ajuda especializada então não é apenas bem-vinda, mas sim, crucial para a retomada do ciclo de crescimento das famílias. 
 
Buscando prestar apoio a essas famílias, o Serviço de Assistência Jurídica - Sajur da Univates oferece atendimento gratuito à comunidade carente da Comarca de Lajeado. Esta modalidade de atendimento busca dar suporte, apoio e acolhimento a pais, mães e cuidadores que passaram ou estão passando por processos relacionados à dissolução familiar.
 
As atividades acontecem nas terças-feiras das 8h15min às 09h15min. Conforme a psicóloga responsável pelo grupo, Adriana Dallanora, os atendimentos abrangem o encaminhamento de processos judiciais e de questões relacionadas aos cuidados e à prevenção do adoecimento da família, principalmente da criança e do adolescente.
 
Segundo Adriana, as formas agressivas e hostis com que os pais acabam tratando das situações que envolvem a separação estão entre os principais fatores que comprometem a vida psíquica e o desenvolvimentos dos jovens envolvidos. “Não significa apenas o término de um relacionamento ou de um momento da vida de cada um, mas pode ser o momento de deparar-se com as frustrações, incapacidades de lidar com o fim da relação, bem como o reinício e novas construções na vida dos sujeitos” . 
 
Com isso, o grupo busca orientar os participantes a lidar com as situações cotidianas, além de fortalecer ou reconstruir vínculos, propiciando assim a prevenção do adoecimento familiar. O ambiente conta ainda com um espaço lúdico, dedicado especialmente ao acolhimento das crianças.
 
Interessados podem entrar em contato pelo telefone (51) 3714-7038 ou pelo e-mail sajur@univates.br. Mais informações também podem ser conferidas direto no Sajur, na avenida Benjamin Constant, 2718, bairro Florestal, em Lajeado.
 
Texto: Artur Dullius
Atendimento é gratuito e aberto à comunidade carente da Comarca de Lajeado

Elise Bozzetto

Notícias Relacionadas