Trote Solidário realiza doação de sangue e de alimentos

Postado em 17/08/2017 08h58min

Por Ana Amélia Ritt

Os estudantes do curso de Medicina da Univates promovem, sexta e sábado, dias 18 e 19, o Trote Solidário. A ação tem parceria com o Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NAS-Simers) e envolve a doação de sangue e a arrecadação de alimentos não perecíveis. Na campanha estarão participando cerca de 40 estudantes do curso da Instituição.

"Além de contribuir diretamente com a comunidade, o Trote Solidário visa a estimular que ações como essa acompanhem os alunos durante suas trajetórias acadêmicas e profissionais", afirma Leonardo Rickes, aluno do segundo semestre e integrante da comissão organizadora desta edição.

A doação de sangue ocorre na sexta-feira no banco Hemovale, localizado no Hospital Bruno Born, em Lajeado. Já os alimentos podem ser entregues durante o sábado nas entradas dos mercados STR e Imec (Centro, São Cristóvão e Florestal). A atividade contará com o apoio do Rotary Club de Lajeado e do Serviço Social do Comércio (Sesc), que também ajudarão na arrecadação e na distribuição dos alimentos, por meio do programa Mesa Brasil dos Vales, para 26 instituições da cidade.

Saiba mais
Promovida desde 2008, a ação do NAS-Simers é uma parceria com turmas de veteranos das faculdades de Medicina e se tornou a maior iniciativa de recepção aos alunos que recém ingressaram em universidades. O projeto venceu, em 2013, o prêmio TOP Ser Humano RS, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS). Em 2014 o Trote Solidário arrematou o TOP Ser Humano Nacional, da ABRH Brasil.

Na primeira etapa desta edição, realizada em março e abril, o projeto contabilizou 518 doadores de sangue e arrecadou 20,6 toneladas de alimentos não perecíveis. Em 2016, o Trote Solidário totalizou 832 bolsas de sangue, que beneficiaram mais de 3,3 mil pessoas (cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas) e arrecadou 34,6 toneladas de alimentos não perecíveis, que foram encaminhados ao Banco de Alimentos do RS.

Texto: Ana Amélia Ritt

Na edição anterior, o curso de Medicina da Univates também participou da ação em parceria com o Núcleo Acadêmico do Simers.