Atividade reúne professores e funcionários de escolas na Univates

Postado em 20/07/2017 11h14min

Por Ana Amélia Ritt

Professores e funcionários de escolas parceiras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) ligados à Univates reuniram-se nesta quinta-feira, dia 20, para o II Seminário Pibid/Univates: Articulando Saberes e Práticas Docentes. O evento segue na sexta-feira, com continuação no segundo semestre. Nos dois primeiros dias reúne aproximadamente 100 integrantes de onze escolas.

A atividade que deu início ao momento ocorreu no turno da manhã com uma oficina de formação de pessoas com vivências e discussões sobre as relações corporais no convívio e na prática docente. Conforme a coordenadora do evento, Cristiane Hauschild, o seminário busca fomentar o papel da escola como coformadora e refletir sobre a formação e qualificação de professores. “Esses dois dias são compostos pelas primeiras atividades do evento, pois ele possuirá continuação no segundo semestre”, explica a professora.

No turno da tarde o encontro segue com oficinas sobre técnicas de relaxamento para alívio do estresse dentro do ambiente escolar e sobre práticas corporais na natureza. À noite ocorre a oficina “Formação de pessoas – com vivências e discussões das relações corporais no convívio e na prática docente”.

Já na sexta-feira o evento traz, às 8h, o promotor Sérgio da Fonseca Diefenback para palestrar sobre “Justiça Restauradora – Práticas restaurativas nas escolas”. O momento segue, às 10h, com uma roda de conversa sobre a importância do professor como coformador. No turno da tarde ocorre uma oficina de planejamento interdisciplinar, que inicia às 13h30min. As atividades ocorrem na sala 406 do Prédio 3.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail pibid@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5474.

Texto: Ana Amélia Ritt
Na manhã desta quinta-feira, dia 20, os participantes realizou uma oficina sobre relações corporais no convívio e na prática docente.