Estudantes de Arquitetura apresentam projetos para cidade de Anta Gorda

Postado em 19/07/2017 11h53min

Por Nicole Morás

Com o intuito de melhorar a infraestrutura e embelezar o Parque Municipal de Eventos Aldi João Bisleri, de Anta Gorda, os estudantes da disciplina de Projeto de Arquitetura VII do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates desenvolveram, ao longo do semestre, propostas para o local. O objetivo da parceria entre o curso e a Prefeitura de Anta Gorda é oportunizar aos estudantes a possibilidade de trabalhar com situações e demandas reais, já que coube aos grupos elaborar um estudo de viabilidade e plano norteador para o local. Os trabalhos ficaram sob coordenação do professor Alex Brino e foram apresentados à comunidade da cidade na última segunda-feira, 17.

Os próprios alunos apresentaram seus trabalhos, defendendo suas propostas, na presença de técnicos da Prefeitura Municipal de Anta Gorda, do prefeito Celso Casagrande, da vice-prefeita Madalena Zanchin, de secretários municipais e representantes do Legislativo, além de moradores do município. Dentre as propostas elaboradas pelas duas turmas da disciplina, dez projetos foram selecionados como finalistas e fazem parte de votação técnica e popular para escolha do primeiro colocado, de forma que a comunidade tem a oportunidade de escolher qual projeto melhor atende às necessidades locais.

De acordo com o secretário de Administração de Anta Gorda, Rovani Malaggi, a melhoria da infraestrutura do Parque Municipal de Eventos Aldi João Bisleri objetiva proporcionar aos munícipes um local que ofereça práticas esportivas, opções de lazer e de entretenimento. “Também haverá melhores condições para realização dos principais eventos da cidade, como Festleite, Semana Farroupilha, rodeio, entre outros”, destaca ele.

Os trabalhos selecionados estão expostos na rua Arminho Miotto, 1118, centro de Anta Gorda, ao lado da Farmácia Avenida, e recebem votação até o próximo domingo, dia 23, nos seguintes horários: até sexta-feira das 13h às 17h e no sábado e domingo das 8h às 19h.

A partir do resultado da votação, a Prefeitura de Anta Gorda, de posse do trabalho selecionado, estabelecerá um Plano Estruturador para o local e poderá buscar recursos para viabilização do projeto.

Votação

A apreciação e votação dos planos norteadores em exposição estão sendo realizadas por dois júris: um júri especial, constituído por dois arquitetos, um engenheiro civil, o prefeito, a vice-prefeita, o presidente do Poder Legislativo e um representante da Câmara de Indústria e Comércio/Câmara de Dirigentes Lojistas (CIC/CDL) do município de Anta Gorda; e um júri geral, constituído por autoridades, empresários, associações culturais e beneficentes, agremiações, instituições, diretores, professores e alunos das escolas de Ensino Médio e demais visitantes da exposição e por arquitetos, engenheiros e autoridades que não votaram no júri especial.

Texto: Nicole Morás